
A fabricante de sistemas de armazenamento inteligente Knapp apresentou ao mercado brasileiro, neste mês de outubro, o sistema de robôs de armazenamento inteligente AeroBot. Indicado para quem busca uma maneira rápida e fácil de automatizar ou expandir armazéns de todas as dimensões, o sistema foi ganhador do prêmio de Melhor Produto na categoria "Tecnologias para separação, transporte, elevação e armazenamento de pedidos" na feira internacional LogiMAT 2025, que aconteceu em Stuttgart, na Alemanha.
Os AeroBots são uma nova geração de robôs móveis autônomos (AMRs) que complementam a linha de sistemas de armazenamento automatizados da empresa de tecnologia. O sistema promete máxima densidade de armazenamento, uso otimizado do espaço e flexibilidade e escalabilidade ilimitadas.
Como funciona o sistema
Os AeroBots se movem sob o sistema de estantes e verticalmente ao longo das prateleiras até o local de armazenamento especificado. Lá, um pequeno robô satélite, localizado diretamente no AeroBot, lida com o armazenamento e a recuperação dos contêineres do sistema, conhecidos como aeroboxes, que podem ser armazenados em até quatro camadas de profundidade e preenchidos com um peso de até 35 kg.
As inovações do sistema incluem tecnologia de acionamento por fricção e tecnologia LiDAR (de detecção e alcance por luz) de última geração, que permite aos robôs navegar por todo o sistema de forma independente, sem precisar de linhas para navegação, e se mover em três dimensões – algo inédito no setor. Os AeroBots navegam longitudinal e transversalmente no piso, inclusive passando por baixo do sistema de estantes, e verticalmente ao longo das estantes.
Outra novidade é que os contêineres do sistema permitem que os AeroBots acomodem diferentes divisores de carga, possibilitando o armazenamento de uma ampla variedade de grupos de produtos em um único sistema. Armazéns compactos acomodam alturas de até 12 metros com diferentes alturas de prateleiras em um único sistema para máxima densidade de armazenamento.

Dessa forma, mesmo edifícios existentes com diferentes alturas de teto ou plantas de formato irregular podem ser usados de forma otimizada.
O SatBot, satélite localizado diretamente no AeroBot, armazena e recupera com segurança os suportes de carga, incluindo
contêineres e bandejas com peso de até 35 kg (77 lb). É possível armazenar caixas de papelão, contêineres existentes, produtos embalados e materiais a granel em um único sistema. Os AeroBots também funcionam independentemente um do outro, resultando em alta disponibilidade e operação confiável.
O firmware proprietário KiSoft da Knapp controla o processo, orquestra os AeroBots e SatBots e integra os componentes mecânicos aos sistemas de software subjacentes, como WMS e WCS.
Indicações de uso
O sistema é ideal para soluções combinadas de armazenamento e separação de pedidos para e-commerce, micro fulfillment ou atendimento omnichannel em diferentes setores, bem como para aplicações na indústria e manufatura.
O sistema AeroBot também pode crescer de acordo com as necessidades de armazenamento de cada empresa. É possivel adicionar mais locais de armazenamento se for preciso mais espaço ou adicionar AeroBots ao sistema para aumentar sua produtividade.
Os AeroBots também podem ser combinados com diversas outras tecnologias do portfólio da Knapp, como estações de trabalho ergonômicas para manuseio de mercadorias, robôs de picking ou sistemas de classificação de bolsos. Além disso, é possível conectar os robôs ao restante do sistema de armazenagem com outros AMRs ou transportadores.