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Inovação, segurança e agilidade na cadeia de suprimentos: conheça a jornada de transformação digital da Tegma

Inovação, segurança e agilidade na cadeia de suprimentos: conheça a jornada de transformação digital da Tegma
19 de maio de 2025
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Tegma

No mercado competitivo de supply chain, a adoção de ferramentas digitais pode ser um grande diferencial na escolha dos operadores logísticos, trazendo mais rastreabilidade das operações, integração de dados, e apoio na tomada de decisões estratégicas. A Tegma Gestão Logística, operadora brasileira com atuação em toda a América Latina, está passando por uma jornada de transformação digital para modernizar e integrar seus processos, incorporando novas tecnologias pioneiras no mercado.

Batizado de Tegma 5.0, o projeto envolve quatro fases que abrangem diversos processos de implementação e consolidação de novas tecnologias. As mudanças envolvem desde etapas de segurança e infraestrutura, à utilização de inteligência artificial e automação, posicionando a empresa na vanguarda do uso de novas tecnologias para garantir mais agilidade, eficiência operacional e integração com o cliente.

Tecnologia desde a base

Especializada em operações complexas e de alta criticidade, a Tegma oferece uma variedade de serviços com foco em logística integrada e logística de veículos. A primeira etapa da transformação, completada no ano passado, foi focada em trazer mais segurança às operações, com a modernização do Datacenter da empresa com Disaster Recovery, atualização do parque tecnológico, melhorias nos sistemas e processos e novas ferramentas de segurança. 

“Estamos falando de um ambiente seguro e redundante com alta disponibilidade dos serviços, então todos os serviços estão mais seguros do que estavam", comemora Marcello Henrique da Costa Grec, Gerente de Soluções de TI da Tegma. 

Nesta etapa, a empresa ainda adotou o Office 365 e Teams, iniciou sua jornada de transição para nuvem e implantou uma plataforma de integração de dados. A primeira fase da jornada foi planejada como uma base para estabelecer uma fundação moderna e digitalizada a partir da qual a empresa vai implementar tecnologias mais inovadoras.

A segunda fase do projeto, concluída em novembro de 2024, foi a implementação de um  ERP (Enterprise Resource Planning, que significa "Planejamento de Recursos Empresariais"). O software de gestão integra e automatiza processos empresariais como finanças, recursos humanos, produção, cadeia de suprimentos, vendas e procurement. Após emitir um pedido de informações para grandes empresas do mercado, a Tegma optou pelo software da Oracle, que foi implantado em 13 meses.

Com a mudança, também foram modernizados os módulos especialistas da empresa, iniciado o uso de inteligência artificial e novos sistemas em nuvem.

A empresa segue agora para a terceira fase do Tegma 5.0, onde o TMS (Transportation Management System), o WMS (Warehouse Management System) e outros outros sistemas operacionais serão modernizados. “Nessa etapa o relacionamento com o cliente se estreita, e conseguimos oferecer mais serviços digitais, modernizando as aplicações voltadas para a operação, com velocidade, visibilidade e rastreabilidade", explica Marcello.

Modernização de dentro e de fora e de fora para dentro

Para implementar todas as fases de seu ambicioso projeto de modernização e inovação, a Tegma conta com um comitê de tecnologia que decide pelo desenvolvimento interno de ferramentas ou pela contratação de softwares de terceiros, como no caso do ERP da Oracle.  

A Tegma possui uma forte equipe interna de desenvolvimento, que trabalha em soluções proprietárias como o TMS da empresa, que é feito sob medida para a operação da empresa. 

Além do desenvolvimento interno de soluções e da contratação de softwares de mercado, o projeto Tegma 5.0 também conta com o apoio da tegUP, Corporate Venture Capital de inovação aberta da Tegma que apoia o desenvolvimento de startups com soluções inteligentes e conectadas em logística.

Com a tegUP, a Tegma tem acesso a uma série de potenciais fornecedores para as próximas etapas da sua transformação digital, que envolvem automação e mobilidade, fortalecer a jornada digital do cliente e novas tecnologias.

“A proposta da tegUP não é só investimento, também é mostrar pra Tegma que existe um potencial de fornecedores que são as startups. Normalmente, no mercado, as startups não têm acesso fácil a prestar serviços para grandes corporações, essas iniciativas de inovação ajudam a credenciar a startup também como um fornecedor”, comenta José Carlos de Souza Filho, gerente de inovação da tegUP.

A Tegma segue afirmando o seu compromisso com a inovação aberta e a tecnologia, abrindo espaço para que novas empresas e soluções adentrem o mercado e se posicionando na vanguarda da tecnologia. Nas próximas etapas, a Tegma 5.0 vai incorporar novas tecnologias, abrir as portas para a automação das operações e trazer novas soluções de mobilidade, com o objetivo de oferecer mais agilidade, eficiência e visibilidade para seus clientes.

Com a sua transformação digital, a empresa quer se tornar cada vez mais conectada e integrada às operações de seus clientes. “A ideia é que com a maturidade do processo a gente ganhe produtividade e eficiência, principalmente no tempo de resposta nas questões dos nossos clientes", completa.

Quer saber como a Tegma pode ajudar na logística da sua empresa? Clique aqui.

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