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Rodada de negócios no Paraguai pode movimentar US$ 49 mi em exportações de implementos rodoviários

Comitiva brasileira com 37 empresas participou de reuniões com compradores paraguaios em Assunção; evento integra o programa MoveBrazil, da Anfir e da ApexBrasil
Por Redação em 14 de julho de 2025 às 7h49
Rodada de negócios no Paraguai pode movimentar US$ 49 mi em exportações de implementos rodoviários
Foto: Reprodução/Ministério da Justiça e Segurança Pública
Foto: Reprodução/Ministério da Justiça e Segurança Pública

A indústria brasileira de implementos rodoviários projeta gerar US$ 49 milhões em negócios com o Paraguai nos próximos 12 meses. A estimativa é resultado da rodada de negócios realizada nos dias 24 e 25 de junho, em Assunção, capital paraguaia. A ação integrou o programa MoveBrazil, desenvolvido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O evento contou com o apoio da Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB) e da Embaixada do Brasil em Assunção. Segundo a Anfir, esta foi a maior comitiva brasileira reunida desde o início do programa em 2016, com 37 empresas participantes. Durante os dois dias da rodada, as reuniões resultaram em US$ 3,1 milhões em vendas imediatas.

Participaram da rodada fabricantes de implementos, componentes, acessórios e soluções tecnológicas embarcadas. Empresas como Facchini, Guerra, Hyva, Rodovale, Thermo Star e Sansuy estiveram presentes, representando diferentes segmentos da cadeia produtiva do setor.

De acordo com José Carlos Sprícigo, presidente da Anfir, o evento contribui para o fortalecimento da presença do setor de implementos rodoviários brasileiros no mercado paraguaio, considerado estratégico para o comércio exterior do Brasil.

O MoveBrazil tem como objetivo ampliar a participação de empresas brasileiras em mercados internacionais por meio de ações como rodadas de negócios, feiras e missões comerciais. Criado em 2016, o programa busca posicionar o país como fornecedor competitivo de bens de capital no segmento de transporte rodoviário.

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