A conectividade é aplicada em soluções como a Condução Inteligente Volvo (CIV) e a Manutenção Inteligente Volvo (MIV), que utilizam dados em tempo real para ampliar a disponibilidade dos veículos e apoiar a produtividade dos frotistas.
Segundo a companhia, os serviços conectados têm dois focos principais: disponibilidade e produtividade. No primeiro caso, a tecnologia permite monitorar e rastrear veículos, antecipar falhas e realizar atualizações de software remotamente, reduzindo a necessidade de paradas em oficina. No segundo, a conectividade é aplicada em sistemas de gestão de frota, planejamento de operações e ferramentas que auxiliam motoristas a economizar combustível e reforçar a segurança.
Além de atender ao transporte diário, os dados coletados pelos caminhões conectados são usados no desenvolvimento de novos produtos e serviços. A análise das informações permite identificar padrões de comportamento dos veículos e aplicar inteligência artificial e métodos analíticos avançados para criar soluções voltadas ao aumento da eficiência e à redução de custos nas operações logísticas.
O acesso aos serviços digitais é feito por meio do Volvo Connect, plataforma que reúne informações de desempenho e manutenção dos caminhões.