A gestão logística permanece sob responsabilidade direta da maioria dos empreendedores de pequenos e médios negócios digitais no Brasil. Segundo a pesquisa Rota do E-commerce, realizada pela Loggi em parceria com a Opinion Box, 67% dos empreendedores afirmaram ser os principais responsáveis pelas decisões relacionadas ao transporte e à entrega de produtos.
O estudo mostra ainda que 58% dos negócios realizam entre 30 e 50 envios por mês, revelando o porte médio das operações desse segmento. Entre os fatores considerados mais relevantes para apoiar a expansão, 42% dos entrevistados destacaram a cadeia logística e de distribuição. Na sequência, aparecem a possibilidade de expansão para novos mercados e regiões (39%), parcerias estratégicas e novos fornecedores (30%), melhoria nos serviços (27%), maior acesso a crédito e financiamento (21%) e capacitação de equipe (21%).
Em relação ao prazo de entrega, 42% dos envios são concluídos entre 3 e 7 dias úteis. Para distâncias maiores, 31% levam 7 dias ou mais, enquanto 25% chegam em até 3 dias. A redução de custos foi apontada por 18% dos empreendedores como prioridade nos processos de venda. Já 16% citaram a necessidade de oferecer mais alternativas logísticas e comodidade ao cliente, e 12% ressaltaram a importância de aprimorar o controle e a gestão de estoques.