A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus da Argentina concluiu a produção na planta de Virrey del Pino, encerrando um ciclo iniciado há mais de sete décadas e iniciando o processo de transferência para o novo Centro Industrial em Zárate, previsto para entrar em operação em 2026. O encerramento coincide com o quarto ano da empresa como subsidiária independente da Daimler Truck AG no país.
A mudança ocorre após um planejamento de transição que inclui a instalação de novas estruturas industriais, logísticas e administrativas. O novo centro receberá investimento total de US$ 110 milhões e será responsável pela fabricação dos caminhões Accelo e Atego, dos chassis de ônibus OH e OF e de componentes da linha REMAN. A localização próxima ao porto foi definida para facilitar operações de importação e exportação e permitir expansão futura de projetos.
O Centro Industrial Juan Manuel Fangio, em Virrey del Pino, encerra suas atividades após 74 anos de produção de caminhões e chassis de ônibus. Foi nessa unidade que o primeiro caminhão Mercedes-Benz produzido na Argentina saiu da linha de montagem, tornando o país o primeiro fora da Alemanha a fabricar veículos da marca.
A empresa informa que o novo complexo foi projetado para ampliar eficiência produtiva e incorporar processos tecnológicos atualizados. A transição industrial se soma à operação já ativa do Centro Logístico de Peças em Zárate, inaugurado no fim de 2024, que abastece 45 pontos de atendimento em todo o país e opera serviços de entrega rápida para demandas urgentes de peças.
A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina mantém sede administrativa em Munro, um centro de treinamento na região norte da província de Buenos Aires e operações comerciais distribuídas em uma rede nacional de concessionários. Desde 2021, a empresa atua como subsidiária local da Daimler Truck AG e emprega cerca de 2.000 colaboradores em suas operações industriais, logísticas e comerciais.
