Entre janeiro e outubro deste ano, o Tecon Salvador, terminal de contêineres operado pela Wilson Sons, registrou um crescimento de 304% no embarque de frutas para o exterior, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Um total de 2.997 contêineres foram movimentados, sendo os destaques os embarques de limão, manga e uva. Além dessas, outras frutas e cargas refrigeradas, como polpas e sucos, também foram enviadas para destinos internacionais.
As frutas têm origem no Norte de Minas Gerais, Sergipe e diversas regiões da Bahia, incluindo o Vale do São Francisco, responsável por 62% da produção nacional de uva de mesa. Os principais destinos são a Europa e América do Norte, mercados consumidores-chave para as frutas brasileiras. O terminal baiano oferece sete escalas semanais para atender a esses mercados exigentes.
Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, atribui esse desempenho ao know-how e aos investimentos constantes realizados pela Wilson Sons em tecnologia e expansão de equipamentos. Para atender aos produtores exportadores de frutas, o Tecon Salvador oferece vantagens competitivas, como a proximidade de 500 quilômetros das principais fazendas produtoras do Vale do São Francisco.