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Portos do Nordeste movimentam 150 milhões de toneladas no primeiro semestre

Minério, petróleo e soja foram as principais cargas transportadas entre janeiro e junho, segundo a Antaq
Por Redação em 25 de agosto de 2025 às 7h37
Portos do Nordeste movimentam 150 milhões de toneladas no primeiro semestre
Foto: Vosmar Rosa/MPor
Foto: Vosmar Rosa/MPor

Os portos da região Nordeste movimentaram 150,5 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O volume superou em 1,2 milhão de toneladas o registrado no mesmo período de 2024. O balanço também apontou crescimento no comércio exterior, com alta de 3,27% nas importações e de 3,22% nas exportações.

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) manteve a liderança regional, com 75,2 milhões de toneladas de minério de ferro movimentadas. O Porto do Itaqui (MA) registrou 17,2 milhões de toneladas, resultado de operações com combustíveis e grãos.

No Complexo Industrial Portuário de Suape (PE), foram 10,9 milhões de toneladas, com destaque para a exportação de veículos. Apenas no primeiro semestre, o terminal embarcou 37.668 automóveis. Já o Terminal Aquaviário de Madre de Deus (BA) movimentou 9,9 milhões de toneladas de derivados de petróleo, enquanto o Porto do Pecém (CE) registrou 9,5 milhões de toneladas de diferentes tipos de carga, incluindo fertilizantes e grãos.

Portos do Nordeste movimentam 150 milhões de toneladas no primeiro semestre

Segundo os dados, a infraestrutura portuária da região tem sido determinante para escoamento de minério de ferro pelo Maranhão, exportação de veículos por Pernambuco, movimentação de petróleo pela Bahia e transporte de grãos pelo Ceará.

O desempenho logístico reflete impactos sobre a economia regional. O Produto Interno Bruto do Maranhão cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2025, resultado acima da média nacional, atribuído em parte ao desempenho do Terminal de Ponta da Madeira.

A Antaq destacou que a infraestrutura portuária é essencial para setores como agronegócio, mineração e energia, que dependem dos terminais para reduzir custos de transporte e ampliar a competitividade.

Com resultados que contribuem tanto para o comércio exterior quanto para o abastecimento interno, os portos do Nordeste consolidam papel estratégico na logística nacional e reforçam sua relevância para a economia do país.

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