
O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), administrado pela Log-In Logística Integrada, concluiu a implantação do sistema de operação remota dos portêineres, tornando-se o primeiro terminal da América Latina a operar equipamentos de grande porte à distância. O projeto representa uma das etapas mais relevantes do plano de modernização do terminal e consolida um importante avanço tecnológico para o setor portuário brasileiro.
Com R$ 42 milhões em investimentos, os três portêineres do TVV foram modernizados e equipados com Sistemas de Operação Remota (RCOS), câmeras de alta definição e visão 3D, permitindo que os operadores realizem as manobras a partir de uma estação dedicada, localizada em área segura do terminal.
O modelo, inédito na região, segue padrões de portos de referência mundial, como Roterdã, na Holanda, e permite operações mais precisas e seguras, reduzindo a exposição de trabalhadores em áreas operacionais.
Os equipamentos modernizados são responsáveis pela movimentação da maior parte das cargas conteinerizadas que chegam e saem do Espírito Santo. Com as novas funcionalidades, passam a operar com sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) integrado ao Terminal Operating System (TOS), automatizando o registro e a conferência das cargas.
As comunicações entre a estação de controle e os equipamentos são realizadas por laços de fibra óptica, o que garante estabilidade, resposta imediata e alta confiabilidade no comando remoto.
“A operação remota dos portêineres é um passo estruturante dentro da modernização do terminal. É um movimento planejado, que amplia a capacidade operacional e reforça a posição do Espírito Santo como hub logístico relevante no país”, afirma Gustavo Paixão, Diretor de Terminais da Log-In Logística Integrada.
Resultados da etapa anterior
A operação remota dos portêineres integra o programa de investimentos da Log-In, previsto no contrato de concessão renovado em 2020, que soma R$ 500 milhões até 2048.
A nova fase sucede a etapa de modernização concluída em 2024, que já havia gerado ganhos expressivos de produtividade. Entre setembro e outubro do ano passado, o TVV registrou um aumento de 39% na produtividade operacional, além de redução de 18% no tempo médio de permanência das embarcações e crescimento de 15% no volume médio de contêineres movimentados por escala.
Aquele ciclo recebeu R$ 48 milhões em investimentos, voltados à atualização das Ship-to-Shore Cranes (STS) com tecnologias como Crane Management System (RCMS), Twin de Vazio, OCR e sistemas de pesagem integrados. Também foi implantado o SIMOCRANE TPS (Truck Positioning System), que otimiza o fluxo de caminhões e reduz a interação manual no pátio.
Esses avanços, somados à aquisição de guindastes Mobile Harbor Cranes (MHC) em etapas anteriores, reforçaram a confiabilidade e a sustentabilidade das operações. Os equipamentos estão preparados para operar com energia proveniente de fontes renováveis, reduzindo emissões e alinhando o terminal às práticas de eficiência ambiental.
“Com a ampliação da capacidade e a automação progressiva dos processos, o terminal consolida sua posição como um dos principais terminais de contêiner do Sudeste brasileiro e reforça sua vocação como polo estratégico para o comércio exterior e para a movimentação de cargas de alto valor agregado”, finaliza Paixão.