A Volvo Trucks anunciou a entrega acumulada de mais de 5 mil caminhões elétricos em 50 países. A operação com veículos pesados movidos a bateria começou em 2019 na Europa e, desde então, os caminhões elétricos da empresa percorreram aproximadamente 170 milhões de quilômetros em diferentes aplicações comerciais.
A fabricante afirma que os caminhões elétricos eliminam as emissões de CO₂ durante o uso, reduzem o ruído gerado no tráfego urbano e alteram as condições de trabalho dos motoristas. A frota atual de caminhões elétricos da Volvo é direcionada a operações de distribuição urbana e regional, além de segmentos como construção civil e coleta de resíduos.
Os mercados com maior volume de caminhões elétricos da marca incluem Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos, Noruega e Suécia. Na América Latina, os modelos estão presentes no Brasil, Uruguai e Chile.
Segundo Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, há uma adesão crescente por parte de transportadoras em diferentes segmentos, com expansão progressiva de frotas. A empresa também relata que o desenvolvimento e a comercialização de caminhões elétricos permitiram a ampliação do conhecimento técnico relacionado ao gerenciamento de energia, manutenção, carregamento e financiamento de veículos pesados com essa motorização.
A Volvo adota uma estratégia de três frentes para atingir sua meta de neutralidade de emissões de carbono até 2040. O plano inclui o desenvolvimento e comercialização de caminhões elétricos a bateria, caminhões elétricos movidos por célula de hidrogênio e motores de combustão interna compatíveis com combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, GNL de origem biológica, biodiesel e HVO (óleo vegetal hidrotratado).