Ibovespa
170.506,66 pts
(-0,44%)
Dólar comercial
R$ 5,20
(0,29%)
Dólar turismo
R$ 5,41
(0,23%)
Euro
R$ 5,91
(0,07%)

CHEP e Cargill transformam resíduos de paletes em biomassa para geração de energia em Goiânia

Projeto reaproveita 22 toneladas mensais de madeira e abastece caldeiras industriais com energia renovável
Por Redação em 24 de junho de 2026 às 14h49
CHEP e Cargill transformam resíduos de paletes em biomassa para geração de energia em Goiânia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Resíduos gerados na manutenção e no descarte de paletes de madeira da CHEP estão sendo reaproveitados como biomassa para geração de energia térmica na unidade da Cargill em Goiânia. A iniciativa destina cerca de 22 toneladas de madeira por mês para alimentar as caldeiras da fábrica, substituindo parte do consumo de combustíveis fósseis.

Segundo as empresas, o volume de biomassa produzido mensalmente é capaz de gerar aproximadamente 330 gigajoules (GJ) de energia, quantidade equivalente ao consumo de cerca de 500 residências brasileiras durante um mês. Para produzir o mesmo volume energético utilizando diesel, seriam necessários aproximadamente 9 mil litros do combustível.

A ação aproveita resíduos provenientes da trituração de paletes que chegaram ao fim de seu ciclo de utilização ou foram retirados de operação durante processos de manutenção. O material passa a ser utilizado como combustível renovável nas operações industriais da Cargill.

De acordo com Samantha Rodriguez, gerente sênior de Sustentabilidade da CHEP para a América Latina, o projeto está alinhado ao modelo circular adotado pela empresa. “Essa iniciativa é possível graças ao modelo circular que faz parte da essência da CHEP. O palete, que já é de madeira certificada, percorre um longo caminho em que passa por manutenções e, mesmo quando precisa ser descartado, encontra uma forma de ampliar seu ciclo de vida”, afirma.

A unidade da Cargill em Goiânia é dedicada ao processamento de tomates e integra a cadeia agroindustrial da companhia no Brasil. Segundo Sebastião Leiva, supervisor de Utilidades da empresa, o reaproveitamento dos resíduos gera benefícios ambientais e operacionais.

“Buscamos continuamente soluções que promovam ganhos ambientais aliados à eficiência operacional. O reaproveitamento dos resíduos de madeira da CHEP como biomassa é um exemplo de como a colaboração entre empresas pode gerar impactos positivos para a operação e para o meio ambiente”, destaca.

Além do aproveitamento energético dos resíduos, a parceria inclui a utilização do modelo de pooling da CHEP, sistema baseado no compartilhamento, reutilização e gestão de paletes ao longo da cadeia logística.

Segundo dados das empresas, ao longo de um ano de operação conjunta a Cargill evitou a emissão de mais de 2,1 milhões de quilos de CO₂, preservou cerca de 6,5 mil árvores ao reduzir a necessidade de produção de novos paletes e deixou de gerar aproximadamente 1,8 milhão de quilos de resíduos sólidos.

A iniciativa acompanha uma tendência crescente de utilização da biomassa na matriz energética brasileira. Dados do Ministério de Minas e Energia indicam que cerca de 4,9% da eletricidade gerada no país tem origem em biomassa produzida a partir de resíduos agrícolas, madeira e outros materiais orgânicos.

Para a cadeia logística, o projeto também demonstra como ativos utilizados no transporte e armazenagem podem ser incorporados a modelos de economia circular, ampliando seu ciclo de aproveitamento e contribuindo para metas de sustentabilidade e descarbonização das operações industriais.

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar