A automação de processos logísticos entrou definitivamente na agenda das pequenas e médias empresas do comércio eletrônico brasileiro. De acordo com a pesquisa Rota do E-commerce, realizada pela Loggi em parceria com a Opinion Box, 81% dos empreendedores já implementaram ou pretendem adotar ferramentas de automação, como integrações entre sistemas de gestão empresarial (ERP) e transportadoras.
O levantamento indica que o setor de e-commerce para PMEs faturou R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025. Entre os canais de venda utilizados, 64% dos empreendedores apontaram as redes sociais como principal meio de comercialização, com destaque para Instagram, WhatsApp, Facebook e TikTok. O alcance de público foi citado por 60% como o fator determinante para essa escolha.
Outros canais complementam a estratégia de vendas: sites próprios de e-commerce (39%), lojas físicas ou franquias (36%), marketplaces (27%) e aplicativos de celular (27%). Apesar da diversidade, os desafios permanecem. Os principais obstáculos relatados foram concorrência de mercado (45%), acesso a crédito e gestão financeira (30%) e limitação de estoque ou produção (23%).
No campo da gestão, 43% utilizam sistemas integrados, como plataformas de loja online (Shopify, Nuvemshop, Loja Integrada, Wix, VTEX) ou soluções de integração logística e de estoque (Linx, Bling, Olist, Tiny, Tray). Outros 19% ainda dependem de planilhas manuais, e 18% usam sistemas de e-commerce sem integração com outras ferramentas.
A adoção de novas tecnologias é apontada como oportunidade para expansão por 18% dos empreendedores. Já na comunicação digital com clientes, 48% utilizam vídeos tutoriais, 27% apostam em promoções e descontos exclusivos e 12% recorrem a depoimentos de clientes. Para capacitação e consumo de conteúdo sobre empreendedorismo, predominam Instagram (60%), YouTube (50%) e Facebook (36%), além de podcasts (24%) e televisão (21%).