A operadora ferroviária Rumo iniciou, no primeiro trimestre de 2025, as operações com trens de 135 vagões. A medida integra o plano de ampliação da capacidade da Malha Paulista, principal corredor ferroviário de escoamento da produção agrícola no Brasil. Os novos trens passaram a operar com partidas diárias a partir dos terminais situados nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, com destino ao Porto de Santos.
A adoção do novo modelo substitui as formações anteriores de 120 vagões, implementadas em 2021, que por sua vez haviam sucedido os trens de 80 vagões introduzidos em 2015. O avanço acompanha a expansão da produção agropecuária nas regiões atendidas e permite à empresa aumentar a eficiência do transporte ferroviário.
Segundo a Rumo, cada trem com 135 vagões transporta, em média, 17.200 toneladas de grãos, o que representa um ganho de 1.200 toneladas por viagem em relação ao modelo anterior. Além disso, há uma redução de cerca de uma hora no tempo de trânsito e melhorias no desempenho energético. A nova operação tem capacidade para substituir até 530 caminhões por dia, totalizando aproximadamente 6 mil caminhões por mês. Em fevereiro de 2025, cerca de 3 milhões de toneladas de grãos foram embarcadas com destino ao Porto de Santos.
Para viabilizar a operação, a empresa investiu aproximadamente R$ 350 milhões ao longo de três anos. Os recursos foram aplicados na ampliação de pátios de manobra, adaptações na infraestrutura ferroviária e em estudos técnicos sobre força e tração, com uso de sensores nos engates das composições.
Com projeções do Ministério da Agricultura e Pecuária indicando um crescimento de 27% na produção de grãos no país até 2035 e uma colheita estimada em 322,25 milhões de toneladas para a safra 2024/2025, a Rumo vem ampliando sua infraestrutura para acompanhar a demanda. Até o momento, a empresa já concluiu 25% das obras previstas, elevando sua capacidade de movimentação de cargas de 45 milhões de toneladas em 2020 para 53 milhões em 2025, com previsão de atingir 75 milhões de toneladas ao final do ciclo de expansão.
Atualmente, cerca de oito trens com a nova configuração partem diariamente com destino ao Porto de Santos.