
A Dassault Systèmes anuncia uma nova colaboração focada no transporte ferroviário de cargas com a Rumo, operadora ferroviária brasileira com 10 anos de atuação. A iniciativa implementa um processo estruturado de estudos sobre a dinâmica longitudinal de trens, com o objetivo de compreender e aprimorar o comportamento e o desempenho dos diferentes tipos de formações ferroviárias.
Em um cenário de crescente demanda impulsionada pelo mercado de commodities, a Rumo busca maior eficiência operacional e confiabilidade dos ativos com a SIMULIA Simpack Rail, da Dassault Systèmes. A solução integra simulações virtuais e testes de campo, ampliando a capacidade de análise técnica e suporte à tomada de decisão em temas como desempenho de tração e compressão, vida útil dos componentes e impactos na manutenção.
A solução para o setor de Serviços Empresariais da Dassault Systèmes, denominada "Teste e Validação de Gêmeo Virtual Logístico", baseada na plataforma 3DEXPERIENCE, foi concebida para apoiar análises e simular cenários complexos, permitindo maior previsibilidade e entendimento técnico antes que ocorram situações críticas. O potencial da ferramenta se alinha aos objetivos atuais da Rumo de aprimorar a eficiência operacional e a gestão de manutenção da frota, com possibilidade de, num futuro, evoluir para a criação de gêmeos virtuais que combinem dados de simulação e medições reais em campo, ampliando a capacidade de análise e previsão de desempenho.
"A capacidade de simular e analisar dinamicamente as complexas interações nas composições de trens, através do uso de nossas soluções, oferece à Rumo uma vantagem inigualável no aprimoramento da eficiência operacional e dos padrões de segurança, melhorando a qualidade geral do serviço oferecido aos seus clientes", afirma Alejandro Chocolat, Managing Director, LATAM, da Dassault Systèmes.
A abordagem analítica do SIMULIA permite simular diversos cenários, identificando riscos e vulnerabilidades, como diferentes limites de velocidade máxima, composições de vagões e ameaças de descarrilamento. A visão proativa garante a integridade do sistema ferroviário, prevenindo acidentes e suas repercussões em termos de segurança, impactos ambientais e impactos financeiros.
"A escolha pelo SIMULIA Simpack Rail da Dassault Systèmes não se trata apenas da adoção de uma nova ferramenta tecnológica. Representa um avanço em um entendimento maior e mais detalhado sobre o desempenho dos trens. A tecnologia nos permite ampliar o conhecimento do comportamento dos sistemas interconectados das composições sob diferentes condições", diz Bruno Mochiutti, Especialista da Rumo.