Depois de oito anos sem escoar grãos provenientes do Paraguai, o Porto de Paranaguá (PR) recebe o navio Angelo Della Gatta Uno, que transportará 20 mil toneladas de soja paraguaia até Israel.
A interrupção na exportação do produto aconteceu devido a dificuldades impostas aos exportadores paraguaios e políticas públicas que inviabilizavam os negócios, como a proibição do escoamento de soja transgênica. Além disso, o Paraguai, que contava com apenas um porto e tinha em Paranaguá uma alternativa exclusiva para o escoamento da safra, nos últimos oito anos desenvolveu diversos mecanismos para exportar seus produtos, passando a contar com oito portos fluviais.
Desde o início do ano, o Governo do Paraná tem trabalhado para trazer de volta a carga de soja do Paraguai. “Todo o trabalho que temos realizado à frente da administração dos portos de Paranaguá e Antonina é focado na busca por aumentar a movimentação e a eficiência dos nossos terminais. Os números têm mostrado que estamos atingindo este objetivo”, afirma o superintendente da Associação dos Portos Paranaenses (Appa), Airton Vidal Maron.
Desde janeiro, o Porto de Paranaguá já exportou 5,27 milhões de t de soja. O volume é 9% superior ao registrado no mesmo período de 2010. Considerando a exportação de todos os granéis sólidos, o aumento registrado é de 2% no comparativo com o ano anterior, somando 12,63 milhões de t de produtos.
O próximo embarque de soja paraguaia pelo Porto de Paranaguá está previsto para a primeira semana de setembro. Estima-se que, até o final de 2011, sejam escoadas pelo terminal paranaense 100 mil t de soja do Paraguai. Nos próximos anos, a previsão é de que seja possível exportar pelo porto até um milhão de t da mercadoria do país vizinho.