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PMEs veem sustentabilidade como prioridade, mas ainda investem pouco em logística de baixas emissões

Levantamento global ouviu mais de 5 mil decisores em 11 países e revela avanços e barreiras para pequenas e médias empresas na adoção de práticas sustentáveis
Por Redação em 19 de setembro de 2025 às 7h01
PMEs veem sustentabilidade como prioridade, mas ainda investem pouco em logística de baixas emissões
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

A DHL Express divulgou em junho de 2025 os resultados de um inquérito global sobre sustentabilidade em pequenas e médias empresas (PMEs). O estudo ouviu mais de 5.000 decisores em 11 mercados — Reino Unido, França, Alemanha, Países Baixos, Austrália, China, Singapura, Japão, México, Canadá e Índia — abrangendo nove setores, entre eles varejo, bens de consumo, engenharia, moda, tecnologia, químicos, ciências da vida, saúde e serviços financeiros.

O levantamento mostra que dois terços das PMEs consideram a sustentabilidade “muito importante” ou “extremamente importante” para os seus negócios. O índice é mais alto nos setores de serviços financeiros e moda, em que 81% dos entrevistados destacaram a relevância do tema.

Apesar da percepção, a maioria das empresas ainda destina apenas 1% a 3% do orçamento operacional para práticas sustentáveis. Apenas 9% planejam investir mais de 5%, enquanto 16% não preveem qualquer alocação de recursos.

Em termos regionais, China e Índia lideram a priorização do tema. Na China, 72% das PMEs afirmaram que a sustentabilidade é “extremamente importante” para as suas operações; na Índia, o índice foi de 59%, contra uma média global de 35%. No Japão, apenas 16% das empresas relataram esse nível de importância.

O inquérito também evidencia baixa confiança das PMEs na disposição dos clientes em pagar mais por opções sustentáveis de transporte. Globalmente, só 23% acreditam que os consumidores estariam “muito” ou “extremamente” dispostos a fazê-lo. O índice, contudo, sobe para 51% na Índia e 47% na China.

Entre os desafios relatados pelas empresas para avançar com práticas de sustentabilidade, a adesão interna e o apoio dos clientes aparecem como principais barreiras. Na Alemanha, por exemplo, 74% das PMEs apontaram essa dificuldade.

No setor da moda, tradicionalmente pressionado por críticas ambientais, 81% das PMEs afirmaram que a sustentabilidade é prioridade, e 78% acreditam que oferecer opções de entrega sustentável pode melhorar a imagem da marca. Já no setor de serviços financeiros, 43% consideram o tema “extremamente importante” e 88% estão dispostos a destinar orçamento para iniciativas sustentáveis, o maior índice entre os segmentos analisados.

De acordo com a DHL, o estudo integra a Estratégia 2030 – Acelerar o Crescimento Sustentável, que busca apoiar clientes na descarbonização da cadeia de abastecimento. Entre as iniciativas, estão o programa GoGreen Plus, a expansão da maior frota de veículos elétricos do setor logístico e o uso de combustível de aviação sustentável, que já representou a maior participação global no segmento em 2023.

Segundo o CEO do Grupo DHL, Tobias Meyer, o investimento em logística de baixas emissões responde à crescente demanda de clientes e deve se converter em vantagem competitiva no médio prazo.

"Orgulhamo-nos de manter a maior frota de veículos elétricos no setor da logística e de alcançar a maior quota de combustível de aviação sustentável entre todas as companhias aéreas a nível mundial em 2023. O investimento em logística de baixas emissões, que antecipa a procura futura do mercado, irá materializar-se numa vantagem competitiva, uma vez que estas soluções de transporte estão a tornar-se cada vez mais importantes para os nossos clientes", afirma o executivo.

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