A Emergent Cold LatAm, empresa de soluções logísticas com temperatura controlada para alimentos, concluiu um projeto de modernização em sua planta de Paranaguá (PR), dobrando a sua capacidade operacional. Com investimento de cerca de R$ 10 milhões, a empresa adquiriu novos equipamentos e realizou melhorias em infraestrutura e tecnologia, o que permitiu dobrar a movimentação de grãos e aumentar em 50% a capacidade total, incluindo operações com temperatura controlada.
“Com essas melhorias, nos consolidamos como o maior terminal REDEX [Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação] de Paranaguá, com a maior capacidade de movimentação de contêineres fora da zona primária e o melhor nível de serviço da região, segundo avaliação dos próprios clientes”, comentou o diretor-geral da Emergent Cold LatAm para o Cone Sul, Evando Calanca.
O executivo ressaltou que “esse avanço faz parte da estratégia da Emergent Cold LatAm de ampliar sua presença no Brasil, oferecendo soluções logísticas eficientes, sustentáveis e de alta performance para toda a cadeia de alimentos e produtos perecíveis”.
O que mudou
Entre as principais aquisições estão três Reach Stackers Kalmar, com capacidade de 45 toneladas cada. Considerados entre os mais modernos do mercado, esses equipamentos possuem tecnologia embarcada que garante mais agilidade nas operações e reduz o tempo de manutenção.
A modernização também incluiu novas coberturas para carregamento, automação no acesso ao pátio, modernização da iluminação e ampliação da cobertura de rede wi-fi, ampliando o alcance para sistemas de segurança e coletores de dados. Também foram realizadas melhorias na pavimentação com recuperação do asfalto, ajustes no layout e sinalização de segurança, melhorias ergonômicas e de infraestrutura para colaboradores, além do aprimoramento na gestão de resíduos, em conformidade com as normas ambientais vigentes.
Com essas mudanças, a unidade reduziu em 50% o tempo médio de permanência dos veículos, eliminando filas e proporcionando mais conforto aos motoristas. O resultado fortalece a posição da planta como referência em eficiência na região.