O Super Terminais passou a integrar em 2025 o Programa Brasileiro GHG Protocol e, em sua primeira participação, obteve o Selo Ouro, nível máximo de reconhecimento concedido a organizações que apresentam inventários completos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), com verificação independente. O terminal é o único da região Norte a ter o inventário reconhecido pelo programa, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O GHG Protocol é uma metodologia internacional que orienta empresas na contabilização e divulgação de suas emissões de GEE. No Brasil, o programa busca adaptar esse padrão ao contexto nacional, fornecendo ferramentas para que organizações relatem suas emissões de forma transparente e consistente.
De acordo com os critérios do programa, o Selo Ouro significa que a empresa:
elaborou um inventário abrangente, contemplando emissões diretas, emissões indiretas de energia e outras emissões indiretas;
submeteu os dados à verificação de uma empresa independente, acreditada pelo Inmetro;
atendeu aos padrões internacionais de reporte;
demonstrou compromisso em medir, reduzir e compensar emissões.
O inventário completo foi disponibilizado no Registro Público de Emissões.
O terminal anunciou que o reconhecimento é parte inicial de um Plano de Descarbonização. Entre as medidas previstas, está a construção de uma usina de gás natural em parceria com o Governo do Estado do Amazonas. O projeto, assinado em julho de 2025, prevê investimento de R$ 30 milhões e será utilizado para reduzir as emissões associadas às operações portuárias.
Além do plano em parceria com o governo estadual, o Super Terminais também é o único porto da região Norte a integrar o Pacto pela Sustentabilidade, lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos em janeiro deste ano. A iniciativa faz parte da Política de Sustentabilidade da União e envolve compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG).
O terminal mantém ainda outra certificação. Desde auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, é o único porto do país a deter a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), que reconhece práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.