A 2 Alianças, empresa nacional especializada em logística integrada, estabeleceu, em fevereiro, um contrato com a C&T Logistics, empresa de transporte multimodal, para ofertar serviços de desembaraço aduaneiro e freight forwarding, baseado em um projeto porta-a-porta, para seus clientes. O serviço compreende a coordenação das importações das cargas desde sua origem até o armazém da 2 Alianças no Rio de Janeiro.
Segundo Flavio Fassini, gerente-geral de Negócios da 2 Alianças, a parceria surgiu motivada pela procura por esses serviços por parte de seus clientes. “Muitas empresas que armazenam seus produtos conosco fazem importação tanto de produtos acabados quanto matérias-primas, e na indústria farmacêutica isso é muito usual. Como 70% dos nossos clientes são dessa indústria, começamos a pesquisar empresas que tivessem estrutura em outros países para atender a demanda”, conta.
O contrato foi então fechado com a C&T Logistics, que possui larga experiência nas áreas de despacho aduaneiro, além de atuar com muitas empresas do exterior. A companhia possui equipes de brasileiros trabalhando em Roterdã (Holanda), Houston (Estados Unidos) e outros locais da Europa e da América do Norte. “Eles têm uma boa estrutura de armazenagem, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, além de uma equipe jurídica muito capacitada, que conhece bem todos os trâmites brasileiros”, explica Fassini.
Por conta disso, o atendimento ao cliente pode ser feito em qualquer fuso-horário. O executivo também destaca que o sistema de tracking oferecido para os serviços possibilita uma ampla visibilidade da carga, o que aumenta a transparência dos processos para os clientes. “A velocidade do atendimento e a flexibilidade é um diferencial desse serviço. Como nossos parceiros têm muita experiência nesse mercado, eles centralizam toda a operação do cliente de forma a evitar que ele precise falar com vários agentes, como transportadora e porto. É possível resolver tudo com apenas um atendimento. Todos esses fatores resultam em redução do leadtime de todo o processo de importação”, completa Fassini.