A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, concluiu, na última semana, seu primeiro embarque de milho com destino à China pelo Espírito Santo, utilizando o Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão.
A operação envolveu 75,5 mil toneladas de grãos, originadas no Terminal Integrador de Araguari, no Triângulo Mineiro, e marcou a consolidação de um processo estratégico iniciado em fevereiro de 2025, quando o terminal obteve habilitação para exportar ao mercado chinês, após cumprir uma série de requisitos técnicos e sanitários.
Corredor Leste conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba
A certificação abre novas oportunidades aos clientes da companhia atendidos pelo Corredor Leste da VLI, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba. A operação é realizada pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), na qual a companhia está em transição para o modelo regulatório de Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C).
“Ao conectar regiões produtoras relevantes por meio do nosso Corredor Leste, fortalecemos a cadeia de suprimentos e contribuímos para a expansão do comércio exterior do Brasil. Essa nova rota de exportação é um exemplo de como inovamos para atender nossos clientes dos segmentos de maior impacto na economia brasileira, como é o caso do agronegócio”, afirma Daniel Schaffazick, diretor de operações do Corredor Leste da VLI.
Terminal de Tubarão obtém habilitação para exportar ao mercado chinês
Para obter a habilitação, o TPD passou por um rigoroso processo de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa). O registro incluiu a classificação do terminal como armazém portuário autorizado à exportação de milho à China, mediante a apresentação de documentos como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a implementação de um sistema de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos armazenados.
A adequação também envolveu a capacitação de colaboradores para garantir total conformidade com os padrões exigidos pelo mercado chinês.
Demanda chinesa por milho brasileiro segue em alta
Além das exportações de grãos, a VLI mantém no Espírito Santo um fluxo contínuo de importação e exportação de cargas como farelo, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos.
Por meio do Corredor Leste, a companhia movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas.
A demanda chinesa por milho brasileiro vem crescendo de forma acelerada desde 2022, quando a guerra na Ucrânia afetou o fornecimento global de grãos. Em resposta, a China ampliou seus acordos comerciais e, a partir de 2023, implementou novos protocolos fitossanitários, estabelecendo critérios mais rigorosos para sementes e controle de pragas.