A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou, nesta terça-feira (1º), a nomeação de Adolpho Bastos como novo vice-presidente de Produção e Logística da companhia. O executivo sucede Adilson Dezoto, que se aposentará após quase três décadas de atuação na empresa.
A nomeação faz parte da estratégia de integração global do Grupo TRATON, que reúne marcas como Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania e MAN. Bastos deixa a Scania Latin America, onde ocupava o cargo de vice-presidente de Logística, para assumir a nova função na VWCO.
Engenheiro de produção pela Universidade de São Paulo (USP), Adolpho Bastos possui especializações em Administração pela Stockholm School of Economics, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O executivo tem mais de 30 anos de experiência no setor automotivo, com passagens por cargos de liderança na Scania e no Grupo LOTS, atuando no Brasil, na Argentina e na Suécia.
A transição marca o fim da trajetória de Adilson Dezoto na montadora. Ingressou na VWCO em 1998 e ocupou diversas posições executivas ao longo dos anos. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com especializações em Administração pela Fundação Dom Cabral.
Durante sua gestão, Dezoto liderou a ampliação da fábrica de Resende (RJ) e coordenou os projetos das linhas de caminhões Constellation, Novo Delivery e Meteor. Também atuou como líder do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, participando de ações voltadas ao desenvolvimento da cadeia industrial da região.