Entre os meses de março e maio deste ano, o volume de encomendas movimentado pela Mandaê, plataforma logística para empresas que buscam reduzir os custos de envio das suas encomendas, cresceu mais de 50%. A maior parte desse crescimento foi registrado no mês de abril, com 43,5% na comparação com março. Já no comparativo de abril versus maio, a alta foi de 7,5%.
Segundo a própria empresa, desde que a pandemia causada pelo novo coronavírus chegou ao Brasil e o isolamento social foi aderido pelos estados, a Mandaê viu o volume de encomendas aumentar em sua operação. Entre os mais de 300 e-commerces atendidos pela plataforma atualmente, destaque para os segmentos que de decoração, que teve um aumento de 125,15%, brinquedos, com 85%, higiene e beleza, com 65%, joias e acessórios, com 91,4%, instrumentos musicais, com 79,1% e, por fim, ferramentas, com 77,3%.
Além da manutenção do isolamento social e da consequente transição comportamental do offline para o online, com consumidores experimentando e se fidelizando ao comércio eletrônico, datas sazonais como o Dia das Mães favoreceram o crescimento das encomendas.
“Com a maior parte do comércio físico fechada, as pessoas seguiram consumindo conforme suas necessidades e o e-commerce se fortaleceu ainda mais. Mesmo com o isolamento, essas pessoas mantiveram as homenagens de aniversários e datas especiais e, obviamente, seguiram presenteando familiares e amigos”, diz Bruno Noale, vice-presidente Comercial e de Operações da Mandaê
Para o executivo, mesmo com a flexibilização da quarentena e a abertura gradual do comércio físico, a adesão a esse novo modo de compra vai se manter. “Há uma mudança cultural acontecendo e, mesmo sendo impossível fazer afirmações sobre o futuro, vantagens como segurança, agilidade e comodidade serão consideradas”, finaliza Noale.