
A Amazon inaugurou no início de outubro um novo Centro de Distribuição no Distrito Federal. Localizado em Santa Maria, o espaço de 67 mil m² ganhou investimento de mais de R$ 460 milhões e tem capacidade para processar 135 mil pacotes por dia, com o objetivo de ampliar a agilidade das entregas e a eficiência logística da região.
A unidade, chamada XBS1, se soma a outro centro já existente e a três estações de entrega operadas pela empresa norte-americana no Distrito Federal. De acordo com a Amazon, o novo centro será responsável por cerca de 1.400 empregos diretos, além de impulsionar a integração nacional a partir da capital.
“É o décimo quinto que a gente abre no Brasil e tem o objetivo de fazermos mais 20 até o final do ano, mas especialmente no DF é importante, pois marca um período muito importantes, com entregas rápidas e oportunidades para empresas operarem”, explicou Ricardo Pagani, diretor de Operações da Amazon no Brasil.
A capital federal tem se consolidado como referência logística nacional por sua localização estratégica, infraestrutura aeroportuária com duas pistas simultâneas, integração rodoviária com diversas regiões e incentivos fiscais. Empresas como a CEVA Logistics, que participa da operação, reforçam que a estrutura contribui diretamente para fortalecer o ecossistema empresarial e econômico do DF.
Responsável pela operação do CD, a CEVA Logistics afirma que o centro foi projetado para máxima agilidade e precisão, operando com um padrão de serviço de 24 horas, além de processamento rápido de pedidos e coordenação entre as operações de estoque e transporte.
Alejandro Olivera, Contract Logistics Leader para a LATAM da CEVA Logistics, declarou: “Esta inauguração consolida Brasília como um hub logístico estratégico para a região Centro-Oeste do país. Junto com clientes como a Amazon, seguimos elevando os padrões de serviço por meio de segurança, eficiência e tecnologia, sempre com foco no consumidor final. Parcerias como esta impulsionam a geração de empregos locais, fortalecem o ecossistema de fornecedores e promovem soluções logísticas sustentáveis de ponta a ponta. Estamos comprometidos em apoiar esse crescimento com soluções escaláveis, governança sólida e uma cultura de melhoria contínua.”
Com mais de 200 polos logísticos no Brasil, a Amazon apoia 100 mil vendedores parceiros e distribui 150 milhões de produtos em 50 categorias, com a promessa de ampliar a conveniência para os clientes e criar novas oportunidades de negócios locais.