A Alfafrio, nova divisão de logística refrigerada do grupo Alfalog, acaba de inaugurar uma nova unidade em Itupeva (SP). Após ter iniciado a operação em um galpão da sede da Alfalog em Vinhedo (SP), a iniciativa começa a operação com força total em um novo espaço próprio e 100% dedicado ao armazenamento de produtos com temperaturas controladas entre 0 e 25ºC. A Tecnologística conferiu detalhes da nova estrutura com exclusividade.
A unidade tem capacidade para mais de 20 mil posições-palete distribuídas em cerca de 50 mil m², e contou com investimento de R$ 46 milhões. Com foco em cargas de alto valor agregado das indústrias farmacêutica e alimentícia com necessidade de climatização, o edifício é dividido em 3 módulos de câmaras frias: um para temperaturas de 0 a 8 ºC, um para temperaturas de 8 a 12ºC e, por fim, um com temperaturas entre 12 e 25ºC.
O objetivo da divisão em módulos é oferecer soluções customizadas com maior segurança e eficiência, permitindo operações simultâneas em diferentes temperaturas para produtos com diferentes necessidades. “Operando há mais de 15 anos no mercado brasileiro, sentimos a carência de projetos estruturados no ambiente de Frio, e resolvemos avançar investindo em uma estrutura diferenciada e única no País”, conta Norberto Augusto Elias, fundador e acionista do grupo Alfalog.
A Alfalog foi criada em 2009, com atuação em armazenagem, logística e distribuição de cargas secas. Para entrar no mercado logística refrigerada, sua divisão Alfafrio investiu em sistemas de refrigeração de última geração e controles de umidade e temperatura de alta precisão, com WMS Inovatech integrado aos sistemas de Temperatura e ERP. Todos os processos de recebimento, conferência, picking, packing e expedição de mercadorias são realizados em antecâmaras refrigeradas, e o local possui portaria blindada com controle de acesso eletrônico e automatizado, bunker próprio com tecnologia de espelhamento e reconhecimento facial integrado.
A cidade de Itupeva foi escolhida devido à sua localização estratégica, próxima às rodovias Bandeirantes e Anhanguera e a 10 minutos do Aeroporto de Viracopos, facilitando operações logísticas e despachos aéreos.
“Nosso projeto é exclusivo e estrategicamente localizado no melhor eixo rodoviário do País, e seu padrão de construção e qualidade é ímpar, desenvolvido para atender segmentos estratégicos e de alto valor agregado”, completa Marcelo Andrade, CEO da Alfafrio. O executivo assumiu o desafio de liderar a nova venture do grupo Alfalog após décadas de atuação na AGV e posteriormente na sua compradora Solística, do grupo FEMSA. Você pode ler a matéria completa sobre o novo CEO neste link.