A Shopee inaugura o seu 14º centro de distribuição no país, localizado em São Bernardo do Campo (SP). A nova operação contará com o maior sorter da empresa no país, sistema automatizado de classificação de produtos, com capacidade para processar cerca de 3,8 milhões de pedidos por dia.
De acordo com a empresa, o objetivo da nova estrutura é acelerar as entregas e aprimorar a experiência dos usuários. "A inauguração desta unidade marca um salto significativo na nossa capacidade logística no Brasil. Com o novo sorter, conseguiremos processar milhões de pedidos por dia, garantindo mais agilidade e eficiência nas entregas para os consumidores e ampliando as oportunidades para os vendedores", afirma Rafael Flores, head de Expansão da Shopee.
A unidade funciona no modelo cross-docking, em que as mercadorias chegam ao local e são roteirizadas para o destino final. Com a operação, serão gerados mais de 4 mil empregos diretos e indiretos.
Temporada de fim de ano
A inauguração do novo centro acontece às vésperas da temporada de compras mais movimentada do ano, quando eventos como Black Friday e Natal impulsionam significativamente a demanda no e-commerce. Segundo Rafael, a decisão de lançar a operação neste momento foi estratégica. "Queremos garantir que nossos vendedores e consumidores contem com a melhor estrutura possível para atender ao aumento expressivo de pedidos típico desse período".
Estrutura logística da Shopee no Brasil
O centro em São Bernardo do Campo foi desenvolvido para aumentar a agilidade e a precisão no processamento de encomendas da Shopee. O novo sistema de triagem de pacotes foi desenvolvido para tornar o processo logístico mais ágil e eficiente.
Operando no Brasil há 5 anos, a empresa afirma que tem aprimorado sua eficiência logística e segue tendo como prioridade melhorar cada vez mais a experiência do usuário. O tempo médio de entrega foi reduzido em mais de dois dias em todo o país no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na Grande São Paulo, cerca de uma em cada quatro encomendas foi entregue até o dia seguinte e 40% em 2 dias. Já a opção de entrega rápida foi expandida e está disponível em mais de 75 cidades nas regiões de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No primeiro semestre de 2025, também foi anunciada a rota aérea São Paulo–Manaus, com expectativa de reduzir em 60% o tempo médio das encomendas.
Com as inaugurações já realizadas neste ano, a Shopee agora conta com 14 centros de distribuição (12 no modelo cross-docking e 2 fulfillment) e mais de 150 hubs de primeira e de última milha em operação no Brasil. Além disso, mais de 3 mil pequenos negócios locais se tornaram Agências Shopee, ou seja, funcionam como pontos de coleta e retirada de produtos de vendedores brasileiros e também de consumidores (na logística reversa).
Após a jornada física de um pedido na plataforma passar pela preparação da mercadoria pelo vendedor após a confirmação da compra, coleta, separação e envio para unidades logísticas responsáveis pela roteirização e expedição, os produtos são entregues ao consumidor pelos mais de 45 mil motoristas parceiros.