A Braskem anunciou o início da operação do navio Brave Future, nova embarcação que será incorporada à frota própria da companhia. O navio, avaliado em cerca de R$ 500 milhões, foi construído no estaleiro da YAMIC, na China, onde também ocorreu a cerimônia de batismo. A operação faz parte da estratégia da Braskem para ampliar a autonomia logística, reduzir custos de transporte marítimo e ampliar sua presença internacional no setor petroquímico.
Com 188 metros de comprimento e capacidade para transportar 36 mil m³ de etano, o Brave Future foi projetado para operar a temperaturas de até -104°C. O navio será financiado pela Ocean Yield e operado pela Hartmann Reederei. Entre as especificações técnicas, destaca-se o motor bicombustível, capaz de utilizar óleo bunker e etano, além de um sistema de propulsão com consumo otimizado de combustível. Segundo a Braskem, o navio apresenta emissões de CO₂ cerca de 40% inferiores à média da frota atualmente em operação.
Antes de ser incorporado à rotina comercial, o Brave Future passou por um processo de testes em alto-mar (sea trials), que avaliou segurança, desempenho, velocidade e manobrabilidade da embarcação.
Com essa aquisição, a empresa passa a contar com duas embarcações próprias destinadas ao transporte de etano: Brave Future e Brilliant Future. A Braskem Trading & Shipping (BT&S), braço logístico da companhia, prevê a entrega de mais quatro navios até 2026, ampliando a capacidade de transporte marítimo da empresa nas rotas entre Estados Unidos, México e Brasil.
A ampliação da frota faz parte de um plano estruturado para garantir maior controle sobre a cadeia logística internacional, aumentar a previsibilidade nas operações e atender às exigências técnicas e ambientais do comércio marítimo global.