
A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, registrou em setembro seu maior volume mensal de importação de fertilizantes no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam). Foram 285 mil toneladas descarregadas, provenientes de mercados como América do Norte, Oriente Médio e China.
Os insumos tiveram como destino importantes regiões produtoras do agronegócio em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. A VLI é hoje a maior transportadora ferroviária de fertilizantes do país, responsável por 90% dos fluxos nacionais de produtos como enxofre, rocha fosfática e amônia.
Investimentos ampliam capacidade operacional do Tiplam
O Tiplam é um dos principais elos do Corredor Sudeste da VLI, que conecta Goiás, Minas Gerais e São Paulo a terminais portuários.
Em maio, a companhia concluiu aumento do calado dos berços de atracação, permitindo a operação de embarcações de maior porte. O avanço já traz resultados: recentemente, o terminal recebeu um navio com 72,6 mil toneladas de insumos, o maior volume individual da história da unidade.
“Mais que um registro numérico, a movimentação recorde no Tiplam reflete nosso compromisso com o agronegócio brasileiro, apoiando toda a cadeia — do plantio à exportação. Seguimos focados em segurança e excelência operacional para gerar valor aos nossos clientes”, afirma Gabriel Fonseca, gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes da VLI.
Corredores logísticos integrados
Além do Corredor Sudeste, a VLI também movimenta insumos para fertilizantes por outros dois eixos estratégicos:
Com uma rede integrada que conecta portos, ferrovias e terminais multimodais, a VLI reforça seu papel como elo estratégico na logística do agronegócio, apoiando o fornecimento de insumos e o escoamento da produção em diferentes regiões do país.