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Svitzer divulga white paper sobre novo rebocador TRAnsverse e apresenta ganhos operacionais em portos

Relatório técnico detalha melhorias em manobrabilidade, tração e consumo de combustível do novo modelo, desenvolvido em parceria com a Robert Allan Ltd.
Por Redacción el 23 de abril de 2025 a las 7h23
Svitzer divulga white paper sobre novo rebocador TRAnsverse e apresenta ganhos operacionais em portos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgación

A Svitzer, fornecedora global de serviços de reboque e soluções marítimas, divulgou um white paper técnico com dados sobre o desempenho de seu novo rebocador, denominado TRAnsverse. O documento apresenta análises comparativas com modelos anteriores e afirma que o novo design promove avanços significativos na operação portuária.

De acordo com o relatório, o TRAnsverse oferece melhorias nas operações de reboque em portos e terminais. Em condições dinâmicas, o rebocador é capaz de ampliar sua capacidade operacional em aproximadamente 50% em relação a rebocadores ASD de dimensões ou potência equivalentes. Também foi identificado um ganho de eficiência de combustível de 15%, o que pode permitir a execução de uma gama mais ampla de manobras com menor tempo e menor consumo energético.

Kasper Karlsen, Diretor de Operações da Svitzer, declarou que o novo modelo responde a desafios operacionais enfrentados em portos, como congestionamentos, crescimento do porte das embarcações e variações climáticas. Segundo Karlsen, o TRAnsverse pode executar manobras rotineiras com maior agilidade, reduzindo atrasos e impactos nas cadeias logísticas.

Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil, afirmou que o aumento da demanda nos portos, combinado com a manutenção dos mesmos espaços operacionais, exige soluções que concentrem mais potência em áreas limitadas. Segundo ele, o TRAnsverse foi desenvolvido para atender a esse cenário, e há expectativa de testes com o modelo em operações brasileiras futuramente.

O rebocador foi desenvolvido pela Svitzer em colaboração com o estaleiro canadense Robert Allan Ltd., que também participou da patente do projeto. O design do TRAnsverse incorpora elementos que permitem manobras diferenciadas e utilização mais eficaz da potência disponível.

No reboque direto e indireto, o TRAnsverse é capaz de gerar forças de tração superiores em uma variedade de velocidades, o que reduz o tempo necessário para alcançar a taxa de curva (Rate of Turn – ROT) adequada para as embarcações assistidas. Os testes apontam que a força gerada pode ser até 50% maior do que a de rebocadores ASD de configuração semelhante.

Durante manobras de empurrar e deslocar lateralmente, o TRAnsverse apresenta desempenho que permite maior estabilidade e resposta rápida, inclusive em velocidades de até 10 nós. Esse comportamento mantém o rebocador em posição sem perda de tração, mesmo sob condições que podem dificultar a operação de modelos ASD.

A manobrabilidade do TRAnsverse também contribui para a redução da potência necessária em operações de posicionamento, o que impacta diretamente na eficiência do serviço prestado.

O design hidrodinâmico permite que o rebocador gere forças adicionais durante frenagens, inclusive em velocidades mais baixas do que as exigidas por designs convencionais. Essa característica amplia as possibilidades de uso do rebocador em diferentes condições operacionais.

Outro aspecto destacado no relatório é a capacidade de transição do TRAnsverse. Durante mudanças de posição, como no reboque direto ao passar de uma configuração de 6 para 3 horas, o modelo exige menor esforço, menor tempo e menor consumo de combustível, se comparado a outros rebocadores.

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