Reduzir os riscos de acidentes de trânsito, um problema sério que causa um número expressivo de mortes no Brasil todos os anos. Esse é o principal objetivo da startup AIOTI - Tecnologia para Mobilidade Segura com o lançamento do SafePilot, plataforma de telemática móvel constituída de um aplicativo de telemetria inteligente via celular e de um portal de gestão de motoristas e frotas.
"De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, nove em cada dez acidentes de trânsito são causados por falhas de comportamento humano, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e uso do celular ao volante. Com o uso de tecnologia e de ferramentas educativas e gamificadas de telemetria, é possível aumentar a conscientização e o engajamento dos motoristas na adoção de práticas de direção segura, reduzindo esses acidentes", afirma Cileneu Nunes, fundador e CEO da AIOTI.
O aplicativo utiliza os dados coletados pelos sensores do smartphone do próprio motorista, permitindo o monitoramento do seu comportamento enquanto dirige. Disponível para sistemas iOS e Android, o app tem interface intuitiva e fácil de usar e dispensa a necessidade de instalação de hardware adicional - como os rastreadores, por exemplo, de custo elevado.
Os dados de telemetria são obtidos a partir do receptor GPS (localização) e de outros sensores existentes nos celulares: acelerômetro (detecta aceleração, vibração e inclinação nos três eixos, ajudando a estimar a velocidade do veículo), giroscópio (funciona como auxiliar do acelerômetro) e magnetômetro (ajuda a estabelecer a localização e direção do movimento).
O SafePilot usa algoritmos para interpretar e analisar, em tempo real, os dados coletados durante a condução, o que permite identificar padrões de comportamento do motorista. Para isso, combina técnicas de processamento de sinais, modelagem matemática e aprendizado de máquina, registrando cinco tipos de eventos de risco relevantes: arrancadas, freadas bruscas, curvas perigosas, excesso de velocidade em relação ao limite da via e à categoria do veículo (leve ou pesado) e uso de celular enquanto dirige.
Com base nos resultados da análise, o aplicativo gera feedback personalizado para o motorista, indicando oportunidades de melhoria e oferecendo sugestões para uma condução mais eficiente e segura. Além disso, um algoritmo de pontuação combina as métricas avaliadas durante a viagem, gerando uma pontuação geral de condução, que pode servir de base para ações de engajamento e de gamificação entre os motoristas.
Gestão de frotas
A plataforma é destinada a empresas com frotas de veículos leves, de qualquer tamanho, preocupadas com a segurança dos seus motoristas e do trânsito nas estradas e vias brasileiras. O portal Gestor da Frota permite a gestão de motoristas que utilizam o aplicativo de telemetria inteligente via celular, oferecendo funcionalidades para cadastro de usuários, monitoramento de motoristas, análise de histórico de viagens, eventos e pontuação com o ranking dos motoristas, criação de campanhas de incentivo gamificadas e geração de relatórios.
"Além de reduzir os riscos de acidentes, essa ferramenta também contribui para a economia de combustível, a redução dos custos de seguro, a maior eficiência logística no transporte e, ainda, a diminuição das emissões de carbono, o que significa menos poluição", conclui Cileneu Nunes.