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Mercedes-Benz Trucks apresenta o novo eActros 400 baseado no eActros 600

Segunda geração traz mais de 40 combinações de configuração; variantes chegam ao mercado a partir de outubro de 2025
Por Redacción el 9 de octubre de 2025 a las 7h40
Mercedes-Benz Trucks apresenta o novo eActros 400 baseado no eActros 600
Foto: Divulgação
Foto: Divulgación

A Mercedes-Benz Trucks amplia seu portfólio elétrico a bateria com o eActros 400, nova variante baseada na tecnologia do eActros 600 — produzido em série desde o fim de 2024. O lançamento, apresentado em teste de dirigibilidade para jornalistas em Molsheim (França), expande as aplicações tanto no transporte pesado de longa distância quanto na distribuição regional.

Gama ampliada: mais de 40 combinações
•    Opções com dois conjuntos de baterias (eActros 400) ou três conjuntos (eActros 600).
•    Configurações cavalo mecânico (para semirreboque) e caminhão plataforma.
•    Duas cabinas: a L (entrada mais baixa) ou a ProCabin (maior e aerodinâmica).
•    Novas distâncias entre eixos e configurações de eixos ampliam o leque de aplicações.
Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “O eActros 600 prova que o transporte de longa distância movido à bateria é uma realidade — o veículo já opera com sucesso em mais de 15 países europeus. Para que a transformação seja bem-sucedida, a infraestrutura de carga precisa acompanhar e a operação deve ser lucrativa para os clientes.”

Disponibilidade e produção
A partir de outubro de 2025, as novas variantes poderão ser encomendadas nos países do EU30 e em mercados selecionados fora da União Europeia. A produção parcial ocorrerá na planta de Wörth am Rhein (Alemanha) ainda em 2025.

Arquitetura e tecnologia (base eActros 600)
•    Eixo elétrico de tração integrado (dois motores, transmissão de 4 marchas).
•    Baterias LFP (longa vida útil e capacidade utilizável >95%).
•    Sistema de 800 V.
•    Multimedia Cockpit Interactive 2.
•    Pacote de assistentes de condução de última geração.
Com a chegada da segunda geração, a produção dos eActros 300/400 (1ª geração) será descontinuada até o fim do ano.

Baterias, autonomia e estratégia de custo
eActros 400 (2 packs LFP – 207 kWh cada; 414 kWh instalados)
•    Opção de entrada com melhor relação custo/capacidade.
•    Menor peso veicular → maior carga útil vs. eActros 600 (3 packs).
•    Carga máxima na quinta roda: 9,5 t; com semirreboque padrão, >25 t de carga útil.
•    Exemplo de autonomia: até 480 km (6x2 baú carga seca, parcialmente carregado, 20 °C).
eActros 600 (3 packs; 621 kWh instalados)
•    Autonomia típica: ≈500 km sem recarga intermediária.
•    Cenário econômico: até 560 km (PBTC 40 t, longa distância).
•    Com cabine L e 2 packs: até 330 km nas mesmas condições.
A escolha entre 2 ou 3 packs impacta autonomia, carga útil, preço de compra e pegada de carbono na produção.

Recarregamento
•    CCS2 até 400 kW (tomada padrão no lado esquerdo; segunda CCS2 opcional no lado direito).
•    Tempo 10–80%:
            o  2 packs: ~46 min
            o  3 packs: ~70 min

•    MCS (megawatt charging): previsto posteriormente para o eActros 600 com ProCabin.

Cabinas para cada missão
Cabina L (2,30 m de largura)
•    Entrada 170 mm mais baixa; ideal para entradas/saídas frequentes e rotas curtas.
•    Versões Classic ou StreamSpace, com cockpit ergonômico, amplo espaço de arrumação e itens de conforto (ex.: faróis LED e Multimedia Cockpit Interactive 2).
•    Vantagem de carga útil pelo menor peso.
ProCabin (até 2,50 m de largura interna)
•    Design aerodinâmico e assoalho plano → conforto para pernoites.
•    Três versões: Stream, Big e Giga, com itens como camas com estrado ripado e colchão premium, iluminação ambiente, controles nas camas, USB-C adicionais, segunda geladeira e tomada 230 V.
MirrorCam é item de série em ambas, com recursos de grande angular em ré, linhas de distância, rotação da imagem em curvas e integração com Active Sideguard Assist 2.

Chassi, eixos e entre-eixos
•    eActros 400:
o    Cavalo 4x2 (entre-eixos 3.700 mm) — raio de giro reduzido.
o    Plataforma 4x2 (entre-eixos 4.000/5.500/5.800/6.100 mm).
o    Plataforma 6x2 (seis opções entre 4.000 e 5.800 mm).
o    Disponível com ProCabin ou cabina L.
•    eActros 600:
o    Plataforma 4x2 (entre-eixos 4.000/5.500/5.800 mm).
o    Plataforma 6x2: 4.000/4.500/5.200/5.800 mm (além dos já existentes 4.600/4.900 mm).
o    Disponível com ProCabin ou cabina L.

Trem de força e condução
•    Dois motores elétricos com 400 kW (contínua) e 600 kW (pico).
•    Regeneração com cinco níveis; modo one-pedal configurável no cockpit.
•    PPC (Predictive Powertrain Control) adaptado ao trem de força elétrico, usando topografia, curso da via, sinais e dados de navegação para antecipar eventos e poupar energia.

Cockpit, conectividade e navegação elétrica
O Multimedia Cockpit Interactive 2 (série) traz:
•    Painel 12" + tela sensível ao toque; comandos também por voz.
•    Visualização contínua de SOC, autonomia prevista e consumo.
•    Navegação otimizada para elétricos, considerando a infraestrutura de carga.
•    Integrações de ar-condicionado, telefonia, iluminação, rádio e PPC via touchscreen ou volante multifuncional.

Serviços digitais e gestão de frota
•    TruckLive + My TruckPoint: hub de serviços conectados (manutenção, Live Traffic, alertas, atualizações remotas, Remote Truck 3.0).
•    Fleetboard:
      o    Gerenciamento de carga (planejamento e monitoramento).
      o    Diário de bordo digital (tempos de condução/ociosidade/carregamento e consumo).
      o    Mapeamento em tempo real (posição, SOC, status).
      o    BEV Basic: análise de desempenho (consumo, estilo de condução) e relatórios mensais.
      o    Funções como diagnóstico remoto e gestão de uptime.


Segurança ativa (assistentes)
Plataforma eletrônica com 20× mais capacidade de processamento (vs. versões anteriores), seis sensores e cobertura de 270° para suportar:
•    Active Brake Assist 6/6 Plus, Active Sideguard Assist 2, Front Guard Assist, Active Drive Assist 3 (SAE Nível 2).
•    Evoluções alinhadas à Regulamentação Geral de Segurança (GRS) da UE e futuras exigências (2026/2028).
•    Attention Assist 2 (câmera infravermelha para monitorar atenção/fadiga a partir de 20 km/h).

Descarbonização e impacto climático
•    Redução potencial de CO₂ vs. diesel depende do mix elétrico e da configuração.
•    Com mix médio da UE: reduções na ordem de ~40%.
•    Com eletricidade renovável: >80% ao longo de 10 anos (exemplos variam por versão e missão).
•    Configurações com 2 packs também reduzem CO₂ de produção (ex.: −22 t no eActros 400 6x2 cabina L vs. 3 packs).


Infraestrutura de recarga: TruckCharge
Sob a marca TruckCharge, a Daimler Truck:
•    Presta consultoria, configura e opera soluções de recarga para caminhões elétricos.
•    Incentiva uma rede europeia com participação de >1.000 concessionários e clientes que abram suas estruturas a terceiros.
•    Meta 2030: >3.000 pontos de recarga rápida na Europa.


Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços, cita: “Nossa família eActros cresce conforme as necessidades dos clientes: combinações flexíveis de cabinas, baterias e chassis entregam soluções sob medida, apoiadas por serviços digitais, TruckCharge e rede de serviços.” e Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto, destaca: “A segunda geração do eActros é modular: tecnologia LFP, tração elétrica eficiente e assistentes inteligentes permitem >40 configurações para atender com precisão diferentes perfis de operação.”

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