Ibovespa
139.187,39 pts
(-0,11%)
Dólar comercial
R$ 5,67
(-0,19%)
Dólar turismo
R$ 5,90
(0,00%)
Euro
R$ 6,32
(-0,49%)

BBM Logística acelera integração interna para ampliar eficiência operacional e reduzir custos

Operadora aposta em sinergia entre unidades de negócio e gestão centralizada para enfrentar cenário macroeconômico adverso
Por Redacción el 16 de mayo de 2025 a las 7h15
BBM Logística acelera integração interna para ampliar eficiência operacional e reduzir custos
Foto: Divulgação/BBM Logística
Foto: Divulgación/BBM Logística

Em um ambiente marcado por taxas de juros elevadas e pressões inflacionárias, a BBM Logística, uma das maiores operadoras logísticas de transporte rodoviário do Mercosul, deu início a um plano de reestruturação interna com foco na eficiência operacional e na redução de custos. O movimento tem como base a integração das áreas de negócio, sistemas, equipes, veículos e estruturas físicas.

O objetivo da companhia é ampliar a sinergia entre todas as suas operações, reduzindo desperdícios e otimizando recursos. A BBM já realiza compartilhamento de ativos entre suas frentes de atuação — e-commerce, carga lotação (FTL), transporte dedicado, fracionado (LTL) e internacional — e está, atualmente, em fase de unificação dos sistemas de tecnologia.

Entre 2018 e 2020, a empresa incorporou quatro operadoras do setor (Transeich, Translovato, Lag Express e Diálogo), o que resultou em um portfólio amplo de serviços logísticos para os mercados B2B e B2C. No entanto, esse crescimento por meio de aquisições gerou uma estrutura organizacional robusta, demandando maior integração para ganhos de produtividade.

A nova gestão da BBM, liderada desde o final de 2024 por Agapito Sobrinho, deu início a uma reestruturação que inclui a unificação de áreas administrativas, operacionais e comerciais. A meta é garantir maior eficiência interna e oferecer um modelo logístico unificado para os clientes da companhia.

Avanços na integração de unidades operacionais

Hoje, aproximadamente 32% da área total de armazenagem da BBM — cerca de 200 mil metros quadrados — já opera de forma sinérgica, um avanço de 80% em relação ao último trimestre de 2024. A empresa também conta com 800 veículos agregados para transferência e 400 para coletas e entregas, utilizados de forma integrada por diferentes frentes de negócio.

Alguns centros operacionais já funcionam com operações unificadas. É o caso do hub de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, considerado o primeiro terminal multimodal da companhia no Mercosul. A unidade realiza atividades nas modalidades LTL, FTL, contratos dedicados, armazenagem, comércio eletrônico, distribuição e intermodal, atendendo clientes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru.

Reorganização administrativa e criação de áreas corporativas

Como parte da reorganização, a BBM criou a Diretoria de Operações Corporativas, responsável por centralizar atividades antes descentralizadas, como gestão de ativos, gerenciamento de risco, segurança patrimonial, seguros e inteligência logística. A consolidação dessas funções resultou em uma estrutura 42% menor, mantendo o nível de entrega.

A nova área também coordenou a implementação de portarias automatizadas em unidades sem restrições operacionais previstas no Programa de Gerenciamento de Riscos, com previsão de cobertura nacional até o final de 2025. Também foi realizada a renegociação de apólices de seguro da frota e unificação da gestão de ativos logísticos.

No campo comercial, a BBM unificou sua força de vendas, que passou a atuar de forma transversal em todos os serviços da empresa. Antes, a equipe era segmentada por modalidade de operação.

Exemplos práticos de sinergia

No início de 2025, a empresa unificou as operações de transporte fracionado (herdadas da Translovato) com a operação de e-commerce (herdada da Diálogo), resultando em maior capilaridade e capacidade de atendimento para lojas virtuais e marketplaces. Essa medida permitiu maior utilização da infraestrutura de transporte fracionado nas entregas do comércio eletrônico.

Redução de custos e foco em rentabilidade

Segundo o CFO da BBM, Eduardo Orfão, a empresa tem como meta reduzir em 20% seus custos variáveis e fixos ainda em 2025. No primeiro trimestre, os resultados ficaram próximos da meta. A estratégia inclui a renegociação de contratos com fornecedores e clientes, além da revisão de prazos e valores para mitigar os efeitos do aumento dos custos operacionais, especialmente os relacionados ao preço do diesel e à elevação das taxas de juros.

A empresa também tem promovido medidas para melhorar a gestão do capital de giro, como a racionalização de processos administrativos e a eliminação de duplicidades operacionais.

Perspectivas e foco estratégico

Com foco em eficiência operacional e na oferta de soluções logísticas integradas, a BBM Logística pretende manter sua atuação no Brasil e no Mercosul com maior controle de custos e capacidade de adaptação ao cenário econômico. A empresa acredita que a unificação das operações é fundamental para sustentar o crescimento e atender às exigências do mercado com maior agilidade e previsibilidade.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar