A VLI, operadora de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, registrou um novo recorde na movimentação de grãos e farelos em seu sistema no primeiro semestre de 2025. Foram transportadas 11,9 milhões de toneladas, volume 10% superior ao mesmo período de 2024 e 5% acima do recorde anterior, alcançado em 2023, com 11,3 milhões de toneladas.
As cargas, compostas principalmente por soja, milho e farelos utilizados na produção de ração animal, tiveram como destino países da América, Ásia e Europa.
A movimentação ocorreu pelos três principais corredores da companhia:
Corredor Leste, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA);
Corredor Sudeste, responsável por ligar o Centro-Oeste ao Porto de Santos, também pela FCA;
Corredor Norte, que permite o escoamento da produção do Matopiba pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul e pelo sistema portuário de São Luís.
Nesses corredores, a VLI opera terminais integradores que realizam o transbordo do modal rodoviário para o ferroviário e oferecem capacidade de armazenagem. Essa estrutura busca reduzir gargalos logísticos recorrentes no escoamento de commodities agrícolas no Brasil.
De acordo com a companhia, o desempenho registrado no semestre reflete a demanda crescente pelo transporte ferroviário integrado a portos e terminais, com impacto direto na pauta de exportações brasileiras.