A FedEx Express anunciou a abertura de um novo centro de distribuição localizado em Belém (PA), com o objetivo de unir as duas operações que a companhia possui na capital paraense. A nova unidade possui 8.500 m², o que representa uma expansão de área de 3.500 m².
O novo centro de distribuição da FedEx possui estrutura para atender as demandas do Pará, mas também de outros estados. A unidade conta com um pátio de mais de 10 mil m² voltado para apoiar um fluxo maior de carretas, que é um veículo fundamental, segundo a empresa, para atender o transporte fluvial, uma particularidade da região.
LEIA TAMBÉM: Mercado de condomínios logísticos registra aumento de 16% no preço médio
Operação fluvial
As carretas da FedEx são movidas em balsas com capacidade para até 80 veículos no rio Amazonas, na rota Belém/Manaus. O percurso leva sete dias na ida e cinco dias no retorno. A operação acontece diariamente de acordo com o horário da maré, assim como nas rotas de Belém para Macapá (AP) e Santarém (PA).
Para atender os municípios que só possuem acesso fluvial, a FedEx coloca os pacotes em barcos. Atualmente, a companhia atende a mais de 80 municípios da região Norte pelo transporte fluvial, cobrindo, por exemplo, todo o Pará. A depender da distância, as rotas partindo de Belém para o interior do estado podem levar de dois a oito dias.