Ibovespa
125.148,07 pts
(-0,34%)
Dólar comercial
R$ 5,13
(-0,74%)
Dólar turismo
R$ 5,34
(-0,93%)
Euro
R$ 5,49
(-0,27%)

FM Logistic completa 10 anos no Brasil e projeta crescimento anual de 25% no país

Empresa registrou faturamento global de R$ 1,7 bilhão em 2022
Por Redacción el 26 de julio de 2023 a las 9h44
FM Logistic completa 10 anos no Brasil e projeta crescimento anual de 25% no país
Foto: Divulgação/FM Logistics
Foto: Divulgación/FM Logistics

A FM Logistic completou 10 anos no Brasil neste mês de julho e anunciou uma projeção de crescimento anual de 25%. No ano passado, a empresa registrou um faturamento global de 1,7 bilhão de euros, aumento de 13% em relação ao ano anterior, com o lucro operacional também registrando crescimento de 15%.

De acordo com a FM Logistic, o resultado é reflexo do dinamismo crescente das vendas omnichannel com as atividades de e-commerce.

"No ano passado, em torno de 20% do faturamento refletiu o crescimento significativo do omnichannel, bem como os investimentos realizados em mercados internacionais importantes como Vietnã e Índia. O Brasil também foi uma das regiões importantes para os negócios da empresa, com uma melhora líquida nos resultados", disse a companhia em comunicado.

Atualmente, o Brasil tem uma representatividade em torno de 2% nos negócios globais. No país, a empresa conta com uma área total de armazenagem de 80 mil metros quadrados, distribuída em três centros de distribuição multiclientes localizados em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A taxa de ociosidade dos CDs está praticamente em 0%.

"Com a retomada da atuação no setor de transporte, ampliamos a oferta de um maior escopo de serviços aos clientes e desenvolvimento de novos produtos como o omnichannel e a distribuição urbana, utilizando uma frota ecologicamente sustentável. Temos a perspectiva de que o serviço de transporte, no prazo de três anos, represente 30% dos nossos negócios. Nossa projeção é crescer, em média, anualmente, 25% no mercado brasileiro", ressalta Ronaldo Fernandes da Silva, presidente da FM Logistic do Brasil.

Anualmente, a companhia movimenta mais de 105 milhões de toneladas de produtos diversos. Muitos clientes que eram majoritariamente B2B com o crescimento do comércio on-line, alteraram seu escopo de atuação para B2C, atendendo diretamente ao consumidor final.

"Por meio de processos efetivos, investimentos e da digitalização a qual a empresa já estava inserida, fizemos toda essa transição com sucesso, dando suporte ao crescimento dos negócios dos clientes e ampliando ainda mais nosso escopo de atuação no e-commerce. E esse dinamismo seguirá, com investimentos estratégicos e direcionados às novas frentes de atuação como o omnichannel, o transporte de cargas na modalidade green – com veículos ecologicamente corretos", completa o executivo.

No Brasil, os negócios da empresa estão centralizados em 30% no segmento de bens de consumo, 27% em cosméticos, 22% no varejo e 21% no industrial. "Para o mercado brasileiro, vamos ampliar ainda mais a nossa área de armazenagem, atendendo ao crescimento contínuo do comércio online. Hoje, 10% do faturamento da FM Logistic do Brasil é proveniente de operações de e-commerce, com destaque para movimentação de cosméticos e bens de consumo", comenta Fernandes.

Negócios globais
Com 262 milhões de euros em novos contratos, o desempenho comercial da FM Logistic apoia o crescimento nos segmentos convencionais em que atua, entre eles, bens de consumo e varejo, enquanto fortalece o segmento industrial. Em torno de 65% do volume de negócios, atualmente, é gerado fora da França, um aumento de 19%.

"O ano passado demonstrou a relevância de nossa estratégia de desenvolvimento omnichannel alicerçado por uma cadeia de suprimentos sustentável, bem como a capacidade da empresa de se adaptar e lidar com as mudanças no contexto externo. Muitos dos novos clientes agora confiam em nós para cuidar de todos os seus canais de distribuição, tanto na França quanto internacionalmente. Mais do que nunca, a nossa estratégia ressoa com as questões ambientais. A ambição é continuar a impulsionar a visão da sustentabilidade e apoiar a sua concretização através da digitalização e automatização dos processos", afirma Jean-Christophe Machet, CEO da FM Logistic.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar