O Porto de Vitória, operado pela Vports, dobrou a sua capacidade de receber navios de grande porte do tipo Panamax. Agora, o complexo consegue receber até 1.089 navios de 245 metros de comprimento (LOA) e 32,5 metros de boca (largura). Antes, o limite estabelecido era de 504 embarcações.
De acordo com a Vports, o aumento da capacidade foi possível a partir de uma revisão da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência, feita a partir de estudos técnicos apresentados pela concessionária, alterando os parâmetros de LOA (Length Overall), que é o comprimento total do navio, e de BOCA, que é largura máxima do casco, para os do padrão Panamax.
Segundo o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, “tais mudanças habilitam o porto a receber navios maiores e que não têm guindaste de bordo, sendo a operação feita por guindastes de terra, como MHC, o que traz um potencial de reduzir pela metade o tempo de operação do navio no berço”, destaca.
No último ano, o complexo portuário já vinha passando por mudanças para receber navios de maior porte. Em fevereiro, o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), administrado pela Log-In Logística Integrada, firmou contrato para a exploração de uma nova instalação portuária de aproximadamente 70.000 m² na retroárea do Porto Organizado de Vitória (ES), ampliando em 65% a capacidade operacional do terminal. Em maio deste ano, o TVV recebeu a primeira embarcação Panamax com porte bruto de 83 mil toneladas, fruto de estudos e de dragagem de manutenção realizados em 2025. Antes, a capacidade máxima de carga era de 70 mil toneladas.
Os investimentos realizados e projetados pela Vports e por seus parceiros comerciais desde o início da concessão, em 2022, já somam mais de R$ 1 bilhão, aplicados em melhorias na infraestrutura portuária e aumento da capacidade. Atualmente, já são 14 novos contratos firmados nesta gestão, enquanto a média anterior era de um novo contrato a cada quatro anos.
“Mesmo diante de um cenário desafiador, a Vports segue acelerando e investindo para capacitar o porto e gerar valor, focados em garantir eficiência e agilidade, viabilizar novos negócios e mostrar ao Brasil o potencial logístico do Espírito Santo”, completa Serrão.
Nesta semana, a concessionária reportou resultados do primeiro semestre deste ano: a receita operacional líquida chegou a R$ 144,5 milhões. O período foi marcado pelo aumento na movimentação de cargas de produtos como fertilizantes, que cresceu 13% nos primeiros seis meses do ano em relação ao mesmo período de 2024; e combustíveis, que registrou aumento de 15% frente ao primeiro semestre do ano passado. Em junho deste ano, o porto registrou o maior número de veículos importados em um único mês: 49.650.