
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, com o objetivo de expandir e modernizar o terminal de contêineres do Porto de Salvador. O investimento será direcionado à ampliação do pátio de armazenagem, aquisição de novos equipamentos, obras de infraestrutura e atualização tecnológica.
Com a execução do projeto, a capacidade anual de movimentação do terminal deve passar de 553 mil para mais de 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner). O número de operações de carga no cais deve aumentar de 70 para mais de 100 contêineres por hora, segundo informações do banco.
De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a ampliação do terminal tem como objetivo reduzir gargalos logísticos e fortalecer a integração comercial entre as regiões Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte do país, com destaque para Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. O projeto também busca ampliar a competitividade das exportações nacionais e facilitar o acesso a mercados externos.
Mercadante destacou ainda que a localização do terminal, equidistante do Canal do Panamá e do Cabo Horn, favorece conexões marítimas com Europa, África, Ásia e América do Norte. Segundo ele, a iniciativa está alinhada à política comercial do governo federal, voltada ao estímulo de exportações de produtos com maior valor agregado.