
O setor de logística no Sul do Brasil passa por uma alteração estrutural com a modernização do Cais 3 do Porto de Imbituba, em Santa Catarina. A obra, avaliada em aproximadamente R$ 95 milhões, ampliará a infraestrutura para operação de cargas e permitirá o recebimento de navios de maior porte. Segundo a administração portuária, a intervenção é a maior desde a construção do porto, em 1979, e tem conclusão prevista para 2027.
O projeto inclui a expansão do comprimento do cais, que passará de 245 para 271 metros. Com isso, o porto poderá receber embarcações de até 270 metros de comprimento, superando o limite atual. Essa ampliação impactará diretamente a movimentação de cargas, já que o Cais 3 responde por cerca de 30% das operações do complexo.
A modernização prevê instalação de novos equipamentos de operação, melhorias nos sistemas de pavimentação, drenagem e contenção, além de ajustes estruturais que integram a retroárea. Também serão implementadas novas defensas e reforços no solo, na laje e na pavimentação em concreto, com o objetivo de adequar o cais ao padrão operacional necessário para navios maiores.
Os trabalhos serão executados em quatro etapas, envolvendo a construção de colunas de contenção, dolfins para atracação e outras estruturas marítimas. A última fase exigirá interrupção temporária das atividades do Cais 3, por até três meses, impedindo a atracação simultânea de embarcações.
Durante a obra, seguem programas de monitoramento ambiental conduzidos pela SCPAR Porto de Imbituba, incluindo acompanhamento da qualidade da água, biota aquática, sedimentos, ruídos subaquáticos, ar e gestão de resíduos da construção civil. Também há monitoramento da presença de baleias-franca na região, com protocolos de suspensão de atividades quando os animais se aproximam da área de intervenção.
A administração portuária afirma que a ampliação do Cais 3 integra um plano de fortalecimento da infraestrutura logística do Sul de Santa Catarina, com expectativa de incremento no volume movimentado e na atração de novos fluxos comerciais após a entrega das obras.