A Portos do Paraná realizou, em 18 de junho de 2025, uma vistoria técnica ao canteiro de obras do Moegão, em Paranaguá. O projeto, que alcançou 53% de execução, é considerado a maior obra portuária pública em andamento no Brasil. A estruturação tem como principal objetivo ampliar a capacidade de recepção ferroviária de grãos e reduzir os impactos da operação ferroviária no perímetro urbano do município.
O empreendimento prevê a conexão de 11 terminais portuários por meio de galerias aéreas, o que reduzirá o número de cruzamentos ferroviários urbanos de 16 para 5. As obras contam com engenharia de alta complexidade e envolvem soluções para a integração logística entre ferrovia e porto.
Segundo a Portos do Paraná, a conclusão da obra permitirá o aumento da capacidade de recebimento ferroviário de 550 para até 900 vagões por dia. A estrutura projetada possibilitará uma movimentação anual de até 24 milhões de toneladas.
O Moegão contará com três linhas férreas independentes, aptas a receber simultaneamente até 180 vagões carregados. O sistema de descarga utilizará gravidade, direcionando as cargas para moegas subterrâneas, de onde serão transportadas por correias até elevadores e posteriormente distribuídas pelas galerias aéreas até os terminais.
O investimento total na obra é de R$ 653 milhões. Deste valor, R$ 592 milhões são destinados à construção das moegas e dos transportadores, enquanto R$ 61 milhões são aplicados em acessos rodoferroviários. Os recursos são provenientes da própria Portos do Paraná e de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Além do aumento da capacidade operacional, a obra pretende reduzir as interferências ferroviárias no tráfego urbano de Paranaguá. A diminuição dos cruzamentos urbanos visa minimizar interrupções viárias, melhorando a mobilidade na cidade.
As galerias aéreas estão sendo montadas em módulos, cada uma com três esteiras transportadoras, com capacidade de movimentação de até 2 mil toneladas por hora.
A previsão da Portos do Paraná é concluir a obra em dezembro de 2025. As etapas em andamento incluem a montagem das galerias aéreas, a instalação dos sistemas de transporte de carga e a finalização dos acessos ferroviários.
A vistoria técnica reuniu diretores e gestores da autoridade portuária, que acompanharam o andamento dos serviços civis, mecânicos e elétricos. A Portos do Paraná informou que o projeto segue dentro do cronograma e das normas técnicas de construção.