O Ministério de Portos e Aeroportos autorizou a aplicação de R$ 1,515 bilhão em investimentos privados para a modernização de terminais portuários nas regiões Sudeste dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As autorizações fazem parte de um pacote nacional de investimentos lançado neste mês, que totaliza R$ 4,7 bilhões destinados à melhoria da infraestrutura portuária em diferentes regiões do país.
No estado do Rio de Janeiro, o Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (Tecma), localizado no município de São João da Barra, foi autorizado a receber R$ 275,3 milhões. O aporte será direcionado à ampliação da capacidade de movimentação de granéis líquidos, com foco na importação e comercialização de combustíveis marítimos. Esta é a primeira autorização de apostilamento do terminal.
O Tecma opera no Porto do Açu e também realiza abastecimento offshore diretamente para plataformas petrolíferas. A estrutura será ampliada para consolidar o terminal como ponto estratégico de distribuição de óleo diesel marítimo (MGO) e suporte a operações marítimas.
Já no Porto de Santos (SP), considerado o maior da América Latina, foi autorizado o investimento de R$ 1,24 bilhão para obras voltadas ao transporte de passageiros. O valor será aplicado na construção de um novo terminal de cruzeiros no bairro da Ponta da Praia. O projeto, denominado “Santos + Vivo”, prevê uma área total de 294 mil metros quadrados, com foco na ampliação da capacidade turística da região e geração de fluxos econômicos para o município.
Durante cerimônia realizada em 9 de junho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que o governo federal deverá autorizar, até o fim de 2025, mais de R$ 5 bilhões em novos projetos portuários, totalizando cerca de R$ 10 bilhões em contratos com o setor privado. Os recursos são destinados a terminais públicos e privados, com objetivo de ampliar a eficiência logística do setor portuário nacional.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, destacou que os investimentos privados têm impulsionado a modernização da infraestrutura portuária. Segundo ele, os terminais de uso privado representam cerca de 65% da movimentação de cargas no país, evidenciando o caráter complementar entre o setor público e o setor privado na operação portuária brasileira.
Além dos projetos nos portos de Santos e do Açu, a região Sudeste também avança em outras frentes. Em fevereiro de 2025, foi prorrogada a delegação do Porto de São Sebastião (SP) à administração estadual, com validade até 2057. O objetivo da medida é viabilizar um plano de expansão voltado à consolidação do porto como hub logístico para contêineres, ampliando a atuação do litoral paulista no escoamento da produção nacional.