A iniciativa é resultado de acordo entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Autoridade Portuária de Santos (APS) e as companhias Ultracargo, Granel Química, Stolthaven e Vopak. O investimento, estimado em R$ 400 milhões, será aplicado na região da Alemoa, localizada na margem direita do porto, área que concentra as operações desse tipo de carga. O prazo previsto para conclusão é de até três anos, com cumprimento das exigências ambientais. A obra acrescentará cerca de 3 milhões de toneladas/ano à capacidade do porto.
Durante a agenda, também foi confirmada a realização do leilão do túnel Santos–Guarujá em 5 de setembro, às 15h, na sede da B3, em São Paulo. A obra integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e contará com investimento de R$ 6,8 bilhões. O projeto prevê ligação com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, e terá faixa exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos para ciclistas e pedestres.
O início da instalação do canteiro de obras está previsto para novembro. A ligação deverá beneficiar cerca de 78 mil pessoas por dia. Segundo informações do Tribunal de Contas da União (TCU), que acompanha o processo, a iniciativa foi viabilizada por meio de acordo de delegação de competência que permitiu ao Estado de São Paulo assumir a condução do projeto como obra de mobilidade urbana, em parceria com o Governo Federal.
O modelo prevê a participação de empresa privada responsável pela construção e operação da concessão, com aportes complementares da União e do Estado. A expectativa é de que o leilão atraia ampla concorrência de grupos especializados em projetos de túneis.
O governo federal informou que conduz atualmente a maior carteira de concessões da história no setor portuário. Até 2026, estão previstos 60 leilões, com expectativa de investimentos de aproximadamente R$ 30 bilhões.
Ainda em 2025, deve ocorrer o leilão do terminal Tecon Santos 10, previsto para dezembro, com a estimativa de duplicar a capacidade de movimentação de contêineres. Também estão em andamento os estudos para a expansão da poligonal do Porto de Santos, cuja primeira etapa deve ser publicada até outubro.
Na margem esquerda do porto, foi realizada a cerimônia que marcou o início das obras de ampliação do cais da empresa DP World. O projeto prevê a adição de 190 metros ao cais existente, alcançando extensão total de 1.290 metros.
A expansão será acompanhada da aquisição de novos equipamentos, elevando a capacidade operacional do terminal para 1,7 milhão de TEUs por ano até 2026. Em 2024, o terminal movimentou mais de 1,25 milhão de TEUs, crescimento de 14% em relação a 2023.