Ibovespa
164.455,61 pts
(1,67%)
Dólar comercial
R$ 5,31
(-0,04%)
Dólar turismo
R$ 5,51
(-0,06%)
Euro
R$ 6,19
(-0,22%)

Santa Catarina projeta 8 portos até 2030 e demanda R$ 57 bilhões para infraestrutura logística

Estado amplia capacidade portuária enquanto estudos apontam necessidade de obras viárias e estruturais para sustentar o crescimento das operações
Por Redacción el 5 de diciembre de 2025 a las 7h53
Santa Catarina projeta 8 portos até 2030 e demanda R$ 57 bilhões para infraestrutura logística
Foto: Divulgação
Foto: Divulgación

Santa Catarina deverá contar com oito portos em operação até 2030, resultado de um conjunto de projetos que somam R$ 18,6 bilhões voltados à ampliação da capacidade portuária e à criação de novas estruturas de movimentação de cargas. O avanço desse plano coloca pressão sobre o sistema logístico estadual, que depende de aproximadamente R$ 57 bilhões em intervenções para manter o escoamento de mercadorias em níveis compatíveis com a expansão prevista.

O levantamento considera a necessidade de melhorias em rodovias, acessos terrestres, manutenção de vias existentes e implantação de novos trechos estratégicos para conectar a rede portuária aos principais corredores de transporte regional e nacional. A projeção indica que, sem essas obras, o crescimento das operações pode elevar custos logísticos e gerar gargalos nos deslocamentos de cargas.

Os investimentos em portos incluem ampliações de terminais já ativos e a construção de novas instalações. As iniciativas abrangem setores como contêineres, granel sólido, granel líquido e carga geral, com impacto direto no volume de exportações e importações que passam pelo estado.

Estudos técnicos apontam que o aumento da capacidade portuária precisa ser acompanhado por reestruturação logística para evitar sobrecarga em rotas que já concentram tráfego elevado. As projeções envolvem articulação entre governo estadual, iniciativa privada e órgãos federais responsáveis pela administração de rodovias e regulação do setor de transporte.

O cronograma das obras portuárias prevê execução ao longo dos próximos cinco anos, enquanto a demanda por infraestrutura logística depende de definição de fontes de financiamento e priorização de projetos considerados essenciais para integrar o novo conjunto de portos ao sistema de transporte brasileiro.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar