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Projeto pretende transformar BR-277 em primeiro corredor logístico sustentável do Brasil

Parceria entre EPR Litoral Pioneiro, ANTT, Antaq e administração dos Portos de Paranaguá e Antonina transformará trecho da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá
Por Redacción el 14 de octubre de 2025 a las 7h41
Projeto pretende transformar BR-277 em primeiro corredor logístico sustentável do Brasil
Foto: Divulgação
Foto: Divulgación

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária EPR Litoral Pioneiro, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina firmaram parceria para implantar o Conexão Litoral, que será o primeiro corredor logístico sustentável multimodal do Brasil, no trecho da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá (PR). O acordo foi assinado em São Paulo, durante o evento InfraESG Talks, realizado na B3 em 10 de outubro de 2025.

O projeto-piloto foi desenvolvido dentro do escopo do Programa de Sustentabilidade da ANTT e será desenvolvido no modelo de sandbox regulatório, que permitirá testar novas tecnologias, modelos de gestão e soluções inovadoras no setor de transportes terrestres, de forma controlada e supervisionada. O objetivo é aprimorar a infraestrutura nacional com foco em segurança viária, eficiência energética, preservação ambiental, inclusão social e resiliência climática.

O corredor logístico sustentável abrangerá soluções integradas de mobilidade e sustentabilidade, abrangendo soluções energéticas inovadoras voltadas à redução de emissões, sistemas de pesagem em movimento, modelo de pedagiamento em fluxo contínuo pontos de parada para caminhoneiros (PPDs) e infraestrutura de conectividade e comunicação digital ao longo do trecho. Estão previstos também mecanismos de proteção ambiental, como passagens de fauna, barreiras acústicas e preservação da vegetação nativa, além de estudos voltados à adaptação da infraestrutura a eventos climáticos extremos.

 

Sustentabilidade em foco

Com a implantação do projeto na BR-277, a ANTT busca consolidar um modelo de infraestrutura mais moderno, seguro e sustentável, alinhado às melhores práticas internacionais, à Agenda 2030 das Nações Unidas e à Política Nacional sobre Mudança do Clima. O Conexão Litoral está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao Acordo de Paris.

A BR-277 está inserida em uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do país e funciona como um hub logístico nacional, conectando o maior porto exportador de grãos do Brasil a rodovias que acessam outros estados e o Mercosul. A concessionária EPR Litoral Pioneiro administra 604 quilômetros de rodovias no Paraná, abrangendo a Região Metropolitana de Curitiba, o litoral, os Campos Gerais e o Norte Pioneiro.

Após a validação do modelo ideal, a Agência pretende expandir o projeto para todas as concessões de rodovia e ferrovia sob sua regulação, de modo que, progressivamente, o país conte com uma infraestrutura nacional plenamente adaptada à nova realidade — sustentável, resiliente e em harmonia com o meio ambiente, a sociedade e as variáveis climáticas.

 

Participação popular

Com o objetivo de garantir ampla transparência e participação social, a ANTT publicou nesta quarta-feira (8/10) a Tomada de Subsídios nº 006/2025, convidando cidadãos, empresas, especialistas e representantes do setor a contribuírem com sugestões para a elaboração do edital que vai selecionar os participantes do Sandbox Regulatório do Corredor Logístico Sustentável de Transporte Multimodal. As contribuições podem ser enviadas até as 18h do dia 14 de outubro de 2025, por meio do Sistema ParticipANTT. Todas as informações e documentos necessários estão disponíveis no portal da Agência.
 

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