Ibovespa
156.522,13 pts
(-0,30%)
Dólar comercial
R$ 5,32
(-0,26%)
Dólar turismo
R$ 5,52
(0,04%)
Euro
R$ 6,16
(-0,23%)

Anacirema digitaliza gestão de logística com solução uMov.me

Implementação da tecnologia permite monitoramento detalhado e reduz tempo de espera em entregas e coletas
Por Redacción el 19 de noviembre de 2025 a las 7h31
Anacirema digitaliza gestão de logística com solução uMov.me
Foto: Divulgação
Foto: Divulgación

A Anacirema, empresa de transporte de cargas pesadas e operações dedicadas sediada no estado de São Paulo, implementou a solução de logística desenvolvida pela uMov.me. O objetivo da iniciativa foi digitalizar e otimizar o monitoramento de viagens, entregas e coletas destinadas aos clientes.

Anteriormente à colaboração, o controle das diversas etapas logísticas era realizado por meio de processos manuais. Tais processos envolviam registros em papel, comunicação por telefone e troca de mensagens via WhatsApp. Esta metodologia dificultava o acompanhamento das operações em tempo real e aumentava o risco de erros e atrasos, especialmente no que se refere à gestão dos comprovantes de entrega, conhecidos como canhotos.

Com a adoção da plataforma da uMov.me, a Anacirema passou a registrar de forma digital cada fase da operação, desde a saída do motorista até a finalização da entrega e a captura do canhoto. Esta transição resultou na redução do retrabalho e na diminuição da rejeição de comprovantes, fator que impactava a receita da empresa.

De acordo com Dalton Vecchini, Gerente de TI da companhia, que presta serviços a marcas como Unilever, Casa da Moeda, Bauducco, Goodyear e Pepsico, a digitalização gerou agilidade e estabeleceu uma nova dimensão de inteligência operacional. O executivo indicou que a empresa obteve o detalhamento dos tempos dentro do cliente, enquanto anteriormente era registrado apenas o tempo total. Essa informação proporciona capacidade de detalhar a ocorrência em cada etapa.

Vecchini relata que a empresa consegue agora mensurar os tempos médios de espera por entrega nos destinos, um dado que não era facilmente acessível. Ao apresentar o relatório de tempos, o cliente reconhece que a espera é desfavorável para ambas as partes e percebe que o tempo de permanência do caminhão na fila para a entrega impacta a sua produtividade e atrasa o acesso do produto à prateleira. A informação, portanto, se estabelece como base para o diálogo e a busca por soluções conjuntas.

O gerente de TI afirma que a cada três entregas, o aumento de eficiência operacional equivale, aproximadamente, a uma entrega adicional, considerando o tempo que pode ser economizado com a otimização dos fluxos. Isso é traduzido em produtividade, eficiência e maior volume de entregas realizadas. A informação se tornou o ativo de maior valor da empresa.

A implementação da tecnologia foi caracterizada pela agilidade e colaboração entre as equipes técnicas. O projeto incluiu a integração de sistemas via APIs e o treinamento dos motoristas, buscando superar a resistência à adoção de tecnologias novas. O aplicativo foi desenvolvido para ser funcional e intuitivo, o que minimizou a necessidade de preenchimento manual e facilitou o uso por parte de profissionais com menor familiaridade digital.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar