A LATAM Cargo, unidade de cargas do Grupo LATAM, incrementará a partir de agosto sua capacidade doméstica estimada de transporte em Belém (PA) em 30 toneladas – um aumento de 10% em relação a julho. O reforço será viabilizado pela inclusão de mais de 33 voos mensais operados por aeronaves de passageiros com origem em São Paulo e Brasília.
A nova malha vai agilizar o envio de fármacos, autopeças, alimentos perecíveis e produtos de e-commerce para Belém. No sentido inverso, ampliará o transporte de cosméticos, pescados e demais itens perecíveis da capital paraense para os mercados de São Paulo e Brasília.
“A Região Norte é estratégica para o transporte de cargas no Brasil, e este investimento reforça nosso compromisso com o mercado local por meio de uma logística cada vez mais eficiente e conectada para Belém”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.
Atualmente, a LATAM Cargo detém 40,7% de participação no mercado doméstico de cargas aéreas de Belém, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Somente no primeiro semestre de 2025, movimentou mais de 2,2 mil toneladas no estado.
A LATAM Cargo vem reforçando sua atuação no e-commerce por meio de investimentos estratégicos em infraestrutura e tecnologia. Entre os destaques está a ampliação de 50% da capacidade operacional no hub de Guarulhos, que agora conta com mais de 2,9 mil m² dedicados exclusivamente a este segmento.
No último ano, a companhia lançou um novo portfólio de produtos no mercado doméstico, incluindo o serviço éFácil, voltado a pequenos pacotes com entrega rápida e domiciliar em milhares de cidades brasileiras. Em 2025, fechou ainda uma parceria com a Amazon para entregas em 11 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Como resultado, 70% das encomendas originadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP) chegaram à casa dos clientes em até 48 horas no primeiro semestre de 2025 - mais que o dobro do desempenho registrado no mesmo período de 2024.