Uma operação aérea conduzida pela Allog e pela LATAM Cargo garantiu a entrega dos cabos de conexão utilizados na infraestrutura de internet da COP 30, realizada em Belém (PA). O transporte dos volumes, considerados essenciais para o funcionamento do sistema de comunicação do evento, foi executado em regime de urgência e exigiu reorganização da malha logística nacional para atender ao cronograma.
A carga saiu dos Estados Unidos pelo Aeroporto de Miami e chegou ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos (SP). A partir desse ponto, entre 16 e 20 de outubro, 37 pallets com peso médio de 160 quilos cada foram distribuídos em voos de passageiros das rotas nacionais, principalmente entre Guarulhos e Belém, além de conexões via Fortaleza. No total, 41 pallets foram entregues ao destino final.
Segundo a Allog, o processo envolveu coordenação contínua entre equipes de planejamento, operação e transporte aéreo. O monitoramento ocorreu durante 24 horas por dia, com integração direta entre os pontos da cadeia logística para assegurar o fluxo da carga dentro do prazo definido. A empresa utilizou a tarifa Veloz, da LATAM Cargo, destinada a envios urgentes, a fim de acelerar os trâmites desde o recebimento em Viracopos até o desembarque em Belém.
Um dos principais pontos de atenção foi a limitação de espaço disponível nas aeronaves, característica do período de maior circulação de cargas no país. De acordo com o setor operacional, a LATAM Cargo ajustou sua capacidade ao longo dos dias, distribuindo volumes entre voos diretos e rotas com conexão. A estratégia combinou o uso de voos de passageiros e cargueiros, com alocação diária revisada conforme a demanda.
Outro aspecto tratado ao longo da operação foi a documentação incompleta de parte do material, classificado como carga perigosa. As equipes da Allog atuaram na regularização dos documentos junto ao cliente e às companhias aéreas para assegurar o embarque dentro dos prazos estabelecidos.
A LATAM Cargo estruturou uma célula dedicada para o atendimento da demanda, com equipes em atuação permanente nos setores de planejamento, aeroportos e suporte comercial. A empresa também promoveu ajustes na malha aérea, redistribuindo volumes entre hubs estratégicos e preparando contingências para eventuais restrições operacionais.
A conclusão do transporte dos cabos garantiu a etapa final necessária para a instalação da rede de internet da COP 30. A operação evidenciou a necessidade de planejamento dinâmico, integração entre operadores logísticos e capacidade de adaptação da malha aérea em processos de alta urgência no setor de logística.
