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Emirates SkyCargo tem nova rota na América do Sul

Voo entre Dubai e Rio de Janeiro visa atender à crescente demanda por transporte aéreo de carga entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos
Por Redacción el 18 de enero de 2012 a las 11h21 (atualizado em 26/01/2012 às 11h05)

A Emirates SkyCargo, divisão de cargas da companhia aérea Emirates Airline, inaugurou, no dia 3 de janeiro, uma nova rota diária ligando as cidades de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e do Rio de Janeiro, com extensão a Buenos Aires, na Argentina. Com a novidade, a Emirates passa a contar com uma capacidade de transporte de cerca de mil toneladas entre a América do Sul e os mais de cem destinos presentes na malha aérea da companhia.

Ao todo, a capacidade de movimentação nesta nova rota, que conta com 14 voos semanais, é de 160 toneladas. Além disso, outras 160 t são movimentadas nos 14 voos que operador realiza entre Dubai e São Paulo. Ambas as rotas são operadas por um Boeing 777-300ER. A capacidade de carga da companhia é reforçada, ainda, pelos três voos semanais ligando a capital árabe a cidade de Campinas (SP), com espaço para carregar 620 t por semana no Boeing 777F.

Importações e exportações

O voo EK 247 parte de Dubai diariamente às 07h10 e chega ao Aeroporto Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, às 15h37. A aeronave decola da capital fluminense às 17h23, pousando em Buenos Aires, no Aeroporto Ministro Pistarini, às 19h30. Da capital portenha, o EK 248 sai às 21h30 e chega ao Rio à 01h23 do dia seguinte. O voo parte, então, às 03h10, pousando em Dubai às 22h50.

“A nova rota não só vai estreitar os laços comerciais com os Emirados Árabes Unidos, mas também com os principais parceiros comerciais da América do Sul no Extremo Oriente, como China, Hong Kong e Japão, além de países na Europa”, analisa Dener Souza, gerente de Carga da Emirates SkyCargo para a América do Sul. As exportações brasileiras no novo voo incluem produtos químicos e farmacêuticos, frutas e peixes frescos, que serão transportados para os Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, China e para países europeus como França, Itália, Alemanha, Portugal, além do Reino Unido. Na direção contrária, petróleo, gás natural e equipamentos e componentes eletrônicos serão os principais produtos importados para o Rio de Janeiro, provenientes principalmente da Itália, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, China e Japão.

Souza acredita ainda que o voo deve estimular o comércio entre as capitais fluminense e argentina, principalmente de produtos farmacêuticos e peças automotivas. Atualmente, a Emirates SkyCargo é a única companhia que opera com aviões de grande porte nos dois destinos. O novo serviço é o único nonstop ligando o Rio de Janeiro ao Oriente Médio e a rota mais rápida para a Ásia. Com a extensão de sua malha, a Emirates pode conectar as empresas sul-americanas a 19 pontos no Extremo Oriente, Austrália e outros 20 na África.

De acordo com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, as exportações brasileiras para países do Oriente Médio somaram US$ 13,8 bilhões de janeiro a novembro de 2011, representando um crescimento de 22% sobre o mesmo período de 2010. Apenas para os Emirados Árabes Unidos, foram US$ 2 bilhões, um aumento de 19%. Já as importações registraram crescimento significativo de 44%, totalizando US$ 9,3 bilhões.

Desempenho

No ano fiscal 2010-11, a Emirates SkyCargo transportou 1,8 milhão de t de carga, contribuindo com 17,4% (US$ 2,4 bilhões) da receita total da Emirates Airline. Baseado no Aeroporto Internacional de Dubai, o Mega Terminal de Cargas de 43.600 m² da companhia foi projetado para lidar com 1,2 milhão de t de carga por ano.

Com uma frota de 168 aviões, incluindo oito cargueiros, a Emirates SkyCargo serve, atualmente, a uma rede global de 118 pontos em 70 países, incluindo 11 destinos exclusivamente cargueiros. No próximo dia 1º de fevereiro, a companhia lançará novas rotas para Harare, no Zimbábue, e Lusaka, no Zâmbia, aumentando sua atuação para 120 destinos em 72 países.

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