A Kuehne + Nagel anunciou ontem, dia 2 de agosto, um acordo com a TAM Linhas Aéreas para assumir a logística de peças de reposição, equipamentos e consumíveis da companhia aérea. O operador logístico suíço-alemão atuará na importação de peças e equipamentos da Europa – principalmente França, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália –, da Ásia e da América do Sul, utilizando os modais aéreo e rodoviário, além de atuar no desembaraço aduaneiro.
Para a nova operação, a Kuehne + Nagel informa que contará com uma equipe especializada dedicada às operações denominadas Supply the Sky, termo utilizado pelo operador para designar o conjunto de soluções customizadas destinado ao atendimento da indústria aeroespacial. A previsão inicial da Kuehne + Nagel é que sejam realizados cerca de 400 embarques todos os meses, dentre exportações e importações.
“Vamos atuar para que a TAM possua os estoques de peças de reposição nos locais onde haja demanda. Dessa forma, contribuiremos para a melhoria dos níveis de serviço em relação à disponibilidade de peças e componentes, facilitando também o processo de entrega”, explica o gerente regional de Vendas do segmento Aeroespacial na América do Sul e Central, Antonio Moraes Pinto. “A efetiva presença global da Kuehne + Nagel proporciona diálogo direto com fornecedores, além da segurança e agilidade nas importações que a TAM precisa”, completa o executivo.
“A TAM opera em 42 aeroportos no Brasil e em 19 no exterior, o que requer uma logística de suprimentos e peças muito eficiente. Fizemos uma ampla pesquisa de mercado, e o histórico da Kuehne + Nagel e sua abrangência operacional foram decisivas em nossa avaliação”, comenta o diretor de Suprimentos e Logística da TAM, Marcelo Arantes. A companhia possui uma frota de 159 aeronaves, sendo 152 equipamentos da Airbus e sete da Boeing. A previsão da TAM é que até 2015 a frota seja composta por um total de 176 aeronaves.
Especializada no atendimento ao setor aéreo, a Kuhne + Nagel, que completa 50 anos de atuação no Brasil, recebeu, no mês de maio, na Inglaterra, a premiação Aircraft Technology Engineering & Maintenance Awards 2012 na categoria Melhor Provedor Logístico. Recentemente, o operador lançou, no aeroporto de Heathrow, também na Inglaterra, um novo serviço para melhorar a logística de peças de reposição para as aeronaves. A solução permite realizar a logística dentro do próprio aeroporto, atendendo às necessidades dos engenheiros e mecânicos que realizam a manutenção dos os equipamentos em solo. O atendimento ocorre no tempo máximo de quinze minutos, o que contribuiu para o aumento da produtividade e redução do tempo de inatividade da aeronave.
“Para oferecer a logística adequada às demandas de uma unidade de manutenção de excelência como a da TAM – a TAM Mantainance, Overhaul and Repair (MRO) –, é necessário estar capacitado para atender todo o ciclo de vida de uma aeronave, além de oferecer serviços diferenciados”, analisa o gerente de Carga Aérea para Logística de Aviação, Marcelo Riso, responsável pela operação com o novo cliente.