Ibovespa
173.664,55 pts
(0,97%)
Dólar comercial
R$ 5,17
(-0,16%)
Dólar turismo
R$ 5,38
(-0,27%)
Euro
R$ 5,89
(-0,03%)

Grupo Nimofast, Edge e Green Cargo lançam plataforma de transporte rodoviário movida a GNL

Projeto prevê operação com 2 mil caminhões em dois anos e investimentos de R$ 8 bilhões para ampliar o uso de gás natural liquefeito no transporte de cargas
Por Redacción el 29 de junio de 2026 a las 8h30
Grupo Nimofast, Edge e Green Cargo lançam plataforma de transporte rodoviário movida a GNL
Foto: Divulgação
Foto: Divulgación

O Grupo Nimofast, a Edge e a Green Cargo anunciaram o lançamento do projeto GreenTech Logística Integrada, iniciativa voltada à criação de uma plataforma de transporte rodoviário de longa distância movida a gás natural liquefeito (GNL). Segundo as empresas, o projeto prevê a operação de até 2 mil caminhões em um período de 24 meses, apoiada por compromissos de investimento de R$ 8 bilhões ao longo de dez anos.

A operação será conduzida pela Interconecta Negócios e Transporte, empresa do Grupo Nimofast. A Edge será responsável pelo fornecimento de GNL, enquanto a Green Cargo fornecerá caminhões pesados JAC Motors adaptados para utilização do combustível.

A implantação ocorrerá em etapas. Ainda em 2026, a previsão é colocar em operação 60 caminhões JAC Motors Q7 560 cv 6x4 movidos a GNL. A frota deverá chegar a 160 veículos no primeiro trimestre de 2027 e alcançar a marca de 2 mil unidades em operação nos dois anos seguintes.

O abastecimento será realizado por meio de uma solução integrada desenvolvida pela Edge, utilizando o Terminal de Regaseificação de GNL de Santos (TRSP) e logística de distribuição off-grid por transporte rodoviário. O contrato, com duração de dez anos, também prevê a incorporação de biometano certificado por atributo produzido pela Onebio, unidade localizada em Paulínia (SP).

A plataforma logística terá como base operacional a cidade de Paulínia e pretende conectar polos industriais, portuários e agroindustriais em corredores rodoviários de longa distância. O projeto deverá atender embarcadores dos setores de agronegócio, mineração, energia, indústria química e carga geral, utilizando sistemas digitais para monitoramento das emissões e gestão de créditos de carbono.

Segundo as empresas, a utilização de GNL combinada ao biometano pode reduzir em até 25% as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e em até 90% as emissões de material particulado em comparação ao diesel. Na configuração prevista para a operação completa, a expectativa é evitar aproximadamente 80 mil toneladas de CO₂ por ano.

"Acreditamos que o GNL será um dos principais vetores de transformação do transporte pesado brasileiro nos próximos anos. Este projeto demonstra que já existe competitividade, escala e infraestrutura para viabilizar essa mudança", afirma Demétrio Magalhães, CEO da Edge.

Para Ramon Reis, presidente e CEO do Grupo Nimofast, a iniciativa busca combinar ganhos ambientais e econômicos. "A Interconecta não nasce como uma transportadora tradicional, mas como uma plataforma de infraestrutura sustentável multicliente capaz de evitar 80 mil toneladas de CO₂ por ano", diz.

Já Gabriel Bizzo, CEO da Green Cargo, afirma que a empresa pretende atuar além do fornecimento de veículos. "O gás natural e o biometano já se mostram alternativas economicamente viáveis e ambientalmente responsáveis para operações de grande escala. A Green Cargo quer liderar essa transformação, entregando não apenas veículos, mas todo o ecossistema necessário para acelerar a transição energética da logística brasileira", afirma.

O projeto representa uma das maiores iniciativas privadas anunciadas recentemente para ampliar o uso de combustíveis alternativos no transporte rodoviário de cargas, segmento que busca reduzir emissões sem comprometer a eficiência operacional em rotas de longa distância.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar