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Argentina planeja voltar a licitar a operação da hidrovia Paraná-Paraguai

A rota fluvial é essencial para a saída de navios de carga rumo ao Atlântico, com 80% das exportações argentinas
Por Redação em 20 de maio de 2024 às 7h03
Argentina planeja voltar a licitar a operação da hidrovia Paraná-Paraguai
Foto: Reprodução/Wikipedia
Foto: Reprodução/Wikipedia

O governo do presidente da Argentina, Javier Milei, planeja voltar a licitar a concessão para a operação da hidrovia formada pelos rios Paraná e Paraguai, essencial para a saída de navios de carga rumo ao Atlântico. As informações foram divulgadas pela agência EFE.

"O objetivo é voltar a licitar o serviço, ter uma concessão," confirmou nesta quarta-feira o chefe de Gabinete de ministros da Argentina, Nicolás Posse, ao apresentar um relatório de gestão no Senado. "O que se está estabelecendo neste momento, pensando que essas são concessões de longo prazo, são quais são as condições de prestação, de calado e de sinalização que este serviço deve ter pensando daqui a 20 ou 30 anos," acrescentou Posse.

O controle e a administração da hidrovia retornaram ao Estado argentino em setembro de 2021, após terem sido administrados durante 25 anos por um consórcio privado formado pela empresa belga Jan de Nul e a argentina Emepa.

A hidrovia é uma rota fluvial de 1.635 quilômetros que integra os rios Paraná, Paraná de las Palmas e o Rio da Prata, constituindo o canal de saída para o Atlântico de 80% das exportações argentinas, principalmente grãos e derivados. Este sistema de transporte não beneficia apenas a Argentina, mas também o Brasil, Bolívia e Paraguai, cujos produtos transitam por essa via rumo aos mercados internacionais.

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