A preocupação em contribuir com a preservação do meio ambiente tem transformado as demandas do setor de distribuição nos últimos anos. Pensando em tornar a operação logística de seus clientes mais sustentável, o Grupo EBD, distribuidora especializada em representar e implementar estratégias de seus parceiros em pontos de venda, aderiu ao sistema de pooling de paletes da CHEP.
O sistema de pooling permite o compartilhamento de equipamentos de logística em um modelo de economia circular, a fim de maximizar a sua utilização e, assim, obter economias de escala e redução de impactos ambientais. No caso da CHEP, referência mundial em soluções logísticas de compartilhamento e reutilização de paletes, o uso do pooling de paletes reduz os custos de compra de ativos, gastos de transporte e armazenamento das plataformas de madeira.
Ao compartilhar esses recursos, os fabricantes podem dividir os custos de forma proporcional ao seu uso, o que pode levar a uma redução significativa de investimentos para cada empresa envolvida, já que também não precisam se preocupar com a manutenção desses paletes, processo assumido pela CHEP. Já os distribuidores ganham em eficiência, segurança e qualidade ao utilizarem plataformas de melhor qualidade.
Com o uso do pooling de paletes, o Grupo EBD evitou em um ano mais de 345 mil quilos de emissões de carbono, o equivalente a 8 voltas ao mundo em um caminhão. Além disso, ao longo de 2024 a companhia contribuiu ainda mais com o meio ambiente ao economizar o consumo de madeira em mais de 1 milhão de dm³, o que corresponde a 1.034 árvores salvas, e evitou o envio de quase 284 mil quilos de resíduos a aterros sanitários, consumo diário de mais de 281 mil pessoas. Pelos resultados alcançados, a CHEP entregou um certificado de sustentabilidade ao EBD, validado pela metodologia da RDC Environment, consultoria especializada em avaliação de impacto ambiental. O estudo comparou o uso do palete CHEP com os modelos convencionais e comprovou os ganhos ambientais da parceria.
"A procura por soluções mais sustentáveis está presente em muitas empresas ao redor do mundo e vemos hoje uma demanda crescente por estratégias que considerem a economia circular, que é o pilar central da CHEP como empresa e o que rege nossas soluções. Acreditamos que investir em sustentabilidade não deve ser apenas para cumprir legislações, mas para realmente as empresas priorizarem a responsabilidade ambiental e social em seus negócios", afirma Paula Rocha, Gerente de Retail Solutions da CHEP Brasil.
No mercado de distribuição, a demanda por soluções sustentáveis está na ordem do dia das companhias. Entre 2019 e 2023, o número de centros de distribuição aumentou em 35% de acordo com um estudo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), impulsionado pelo crescimento do e-commerce. Para que essas empresas se mantenham competitivas, precisam se adaptar rapidamente às mudanças, adotando soluções inovadoras que otimizem processos, melhorem a experiência do cliente e promovam a eficiência e a sustentabilidade.
O Grupo EBD, presente nos estados Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo com 20 operações e parceria com mais de 50 marcas, tem concentrado seus esforços em acompanhar e se adaptar às mudanças. O grupo foi criado em 1977, em Ananindeua (PA), como uma empresa de representação e distribuição de produtos agropecuários e ao longo dos anos diversificou suas operações e se consolidou como uma distribuidora.
"Lançamos uma plataforma de e-commerce B2B recentemente. Atuamos em três frentes principais - distribuição, veículos e agronegócios - com filiais espalhadas pelo Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, por isso estamos sempre aperfeiçoando nossas operações, equilibrando os impactos sociais, econômicos e ambientais. A adoção do pooling de paletes da CHEP nos permitiu implementar processos mais sustentáveis em nossa operação, contribuindo diretamente com o planeta e apoiando no desenvolvimento de cadeias produtivas mais eficientes e integradas", explica Abel José Nau Júnior, Diretor de Logística & Experiência do Cliente do Grupo EBD.
Paulo Rocha completa: "A logística sustentável traz muitos benefícios para todos que fazem parte desse organismo vivo. Com o pooling de paletes as empresas conseguem otimizar os processos logísticos, reduzindo o desperdício e promovendo uma gestão mais eficiente dos ativos, o que também beneficia o meio ambiente. Parcerias como essa com o Grupo EBD mostram que o futuro da logística pode ser mais eficiente e responsável", comenta.